sábado, 6 de julho de 2013

BAIRRO DO JARDIM: O HABITAT DO BICHO DA SEDA




Há 55 anos, por iniciativa do Fundo do Fomento de Habitação e da Câmara Municipal, levou-se a efeito a construção de um novo bairro, o Bairro Jardim.

Era uma grande quinta, a Quinta da Torre e parte de outra, e os campos das oliveiras, junto ao Senhor do Sto. Antônio e por baixo da Socomina.

A primeira fase começou em 1939 e as casas foram entregues em 1941, com renda resolúvel ao fim de 30 anos; a segunda fase realizou-se, apenas, em 1959, com entrega em 1963.

Conforme o prometido, aqui vai mais um ressuscitar na memória dos moradores mais antigos deste bairro social. Vem-lhe o seu nome do facto de, no centro as casas ficarem com logradouro em frente, para que cada uma tivesse o seu jardim.

Como hoje ainda se pode observar, a maioria falhou...

Neste bairro, que foi o mais belo da cidade, havia grande abundância de amoreiras, em toda a volta, e ameixoeiras de folha vermelha, em algumas zonas. Foi nessa altura o habitat do bicho da seda e era interessante ver a rapaziada a colher a folha para alimentar o bicho da seda, que toda a gente tinha também o prazer de ter em casa.

Era o bicho da seda uma companhia agradável dos habitantes do bairro e uma distracção para os tempos livres...

A uma das ruas, porque os rapazes estavam sempre empoleirados nas árvores, até se lhe chamou a “ Aldeia dos Macacos"




Enfim, mais uma que se foi. Nem amoreiras, nem ameixoeiras, nem bicho da seda... e nem rolas no Bairro da Previdência ou Rua Rocha
Páris, conforme referimos ainda há dois meses neste jornal.

Artur Coutinho in Paróquia Nova

Sem comentários:

Enviar um comentário