sábado, 5 de março de 2016

Cooperadoras da Família celebram 50 anos da morte de Monsenhor Alves Brás


Comunicado de imprensa

Cooperadoras da Família celebram 50 anos da morte de Monsenhor Alves Brás



No próximo dia 13 de março assinalam-se 50 anos sobre a morte do Venerável Pe. Joaquim Alves Brás. Um homem visionário que nasceu em 1899 em Casegas, concelho da Covilhã, e que pautou a sua vida pela promoção e dignificação da mulher e da família.

Fundador da Obra de Santa Zita (OSZ), do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), do Movimento por um Lar Cristão (MLC), do Centro de Cooperação Familiar (CCF) e do Jornal da Família, monsenhor Alves Brás foi pioneiro na Pastoral Familiar. Um trabalho que se traduziu na fundação de inúmeras casas de acolhimento e formação das então chamadas “criadas de servir”. Todo este trabalho teve como objetivo a dignificação, a promoção e santificação da família.

Hoje o carisma de Monsenhor Alves Brás ganha “alma” através das Cooperadoras da Família, leigas consagradas, que levam por diante o cuidado e a santificação da família e que souberam adaptar-se aos tempos. Apoio à infância e à terceira idade, centros de aconselhamento familiar e matrimonial são as áreas por onde passa a ação das cerca de 270 Cooperadoras da Família que têm a cargo 22 casas em Portugal e missões na Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália e Cabinda (Angola).

Numa altura em que se assinalam 50 anos sobre a morte do Fundador a Coordenadora Geral do ISCF, Alice Cardoso, afirma que “amar, cuidar, preservar, desenvolver e enriquecer este património espiritual é tarefa e responsabilidade de todas e de todos os dias”. 50 anos depois “aquele que foi o Apóstolo da Família em Portugal permanece vivo na sua Obra, toda ela vocacionada para a promoção e a dignificação da mulher e da família”, acrescenta.

Os 50 anos da morte de monsenhor Alves Brás têm estado a ser celebrados um pouco por todo o país onde existem casas a cargo das Cooperadoras da Família. Com a aproximação do dia do falecimento (13 de março) multiplicam-se as celebrações e homenagens ao “Apóstolo da Família”. No próximo dia 6 de março decorrem celebrações em Aveiro e Guimarães. No dia 11 de março a homenagem ao Fundador é feita pelas Cooperadoras da Família em Carcavelos. No próprio dia em que se assinala o falecimento, 13 de março, decorrem celebrações e homenagens em Lisboa, Porto, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Elvas, Faro, Figueira da Foz, Funchal, Guarda, Portalegre, Viseu, Casegas, Cabinda, Brasil, Madrid, Roma, Paris e Colômbia

A Família Blasiana convida todos os interessados em tomar partes destas celebrações para fazer memória do Fundador falecido em 1966 e agradecer a vasta Obra criada em prol da Igreja e da sociedade.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário