José Alves de Lima, natural de Refoios do Lima, Ponte de Lima, nascido em 1932, filho de Joaquim António Lima e de Rosa Alves de Sousa, andou no Seminário e era primo do falecido Dr. Sá do Rio e do Pe. Manuel Miranda, ex-pároco de Arcozelo, Ponte de Lima.
Saiu do Seminário e começou a estudar no Colégio de Ponte de Lima, no Colégio do Minho e formou-se no Magistério Primário, em Braga.
Fez tropa, foi sargento e veio para Vila Nova de Gaia para a Artilharia Pesada 2. Após esse serviço esteve a substituir um professor primário em S. João da Ribeira.
Concorreu para Santa Marta de Portuzelo e aí ficou um ano, passou depois para Serreleis onde esteve três anos, foi colega da Adélia Castro (aqui paroquiana), conheceu como colega a Estela Vieira, também nossa amiga e paroquiana, e foi até colega do filho no Colégio do Minho.
Voltou para Santa Marta e aí esteve até à reforma.
Casou em 1958 com Maria Delfina Sousa Barbosa de quem teve dois filhos: Maria Manuela, professora no Algarve e José Luís, animador musical, ambos com geração. É avô de três netos.
Foi sobrinho do Pe. José Joaquim de Lima, de Refoios, professor no Seminário em Braga e depois veio paroquiar nas paróquias dos Arcos de Valdevez, onde faleceu.
O professor José Lima escreveu em 1976 um livro que já o tinha feito e usado há anos com o título "Método Racional de Fácil Aprendizagem de Leitura da Língua Portuguesa", editado pela Gráfica da Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo.
Ao leccionar a 1ª classe, em Serreleis, utilizou logo este método que nunca lhe falhou e foi uma obra dele. Não há outra, pois não gostava dos métodos que conhecia.
Todas as palavras são compostas por letras móveis e fixas, são as consoantes, a sílaba nunca deixa de ter vogais.
A partir daqui descobriu que as consoantes tanto podem fazer parte duma sílaba como de outra e outras consoantes que não se podiam passar por cima.
Descobriu que estas L, M, N, R, X e Z, são estas consoantes móveis. Estas sete tanto podem vir para trás como para a frente. O L e N se tiverem H, vão para a frente. Este método ensina as letras pelo som e não pelo nome.
Todos os alunos que passaram pela sua mão foram todos ensinados pelo método. Nunca encontrou nada relacionado com o mesmo..
Depois da Reforma dedica-se à agricultura no seu quintal, passeia. Passeia com a esposa.
A sua esposa era de Geraz do Lima, conheceu-a em Refoios, onde tinha uns tios que deixaram os bens aos pais.
Gostava de fazer praia em Benidorm. O pai gostava que ele tirasse o curso de direito, mas ele seguiu o que queria.
Encontra-se plenamente feliz e realizado na vida de professor e, agora, de reformado. É católico e praticante, mas não vai na política e não aprecia muito o desporto, mas jogava as cartas, tanto a sueca como a bisca, o dominó, damas e nunca o xadrez por ser um jogo de grande concentração.
Este método foi seguido por muitos colegas e percorreu mundo!...
Sem comentários:
Enviar um comentário