quarta-feira, 27 de abril de 2016

Audiência sobre o tema da misericórdia reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro


Audiência sobre o tema da misericórdia reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro

Cidade do Vaticano, 20 abr 2016 (Ecclesia) - O Papa apresentou hoje no Vaticano uma reflexão sobre a importância da misericórdia e convidou os católicos a “distinguir entre o pecado e o pecador”, numa intervenção proferida perante milhares de pessoas, na Praça de São Pedro.

“A Palavra de Deus ensina-nos a distinguir entre o pecado e o pecador: com o pecado, não devemos fazer cedências; já os pecadores – isto é, todos nós – são como doentes que precisam de ser curados e, para isso, o médico precisa de encontrar-se com eles, visitá-los, tocá-los”, declarou, na audiência pública semanal.

Francisco observou que, qualquer doente, para ser curado, “tem de reconhecer que tem necessidade do médico”.

A intervenção partiu de um episódio narrado no Evangelho de São Lucas, no qual uma mulher, considerada pecadora, se atira aos pés de Jesus quando Ele Se encontrava à mesa, em casa de um fariseu chamado Simão.

Este não se quer “comprometer” nem arriscar a reputação, ao contrário da mulher, que confia em Jesus Cristo.

“Entre o comportamento do fariseu e o da pecadora, o Senhor toma o partido da pecadora”, afirmou.

Ao dizer à mulher que os seus pecados estavam perdoados, Jesus deu por encerrada uma condição de “isolamento” a que fora condenada pelos “juízos impiedosos” de Simão e dos fariseus.

“O fariseu não percebe que Jesus se deixe ‘contaminar’ pelos pecadores e pensa que se fosse realmente um profeta, deveria reconhecê-los e ficar longe deles, para não ficar manchado, como se fossem leprosos”, observou Francisco.

Na atitude de Jesus, pelo contrário, manifesta-se a “força da misericórdia de Deus".

Após a catequese, o Papa saudou os peregrinos de vários países presentes no Vaticano, incluindo os lusófonos.

“Sede bem-vindos! Que nada vos impeça de viver e crescer na amizade do Senhor Jesus, e testemunhar a todos a sua grande bondade e misericórdia! Desça generosamente a sua bênção sobre vós e vossas famílias”, declarou.

OC

Sem comentários:

Enviar um comentário