quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Dar Alma à Vida LIX


Dar Alma à Vida LIX

 Dar Alma à Vida é fazer com que o Homem possa “ampliar o seu olhar para que a liberdade humana seja capaz de limitar a técnica, orientá-la e colocá-la ao serviço doutro tipo de progresso, mais saudável, mais humano, mais social” (Cf. nº 112 de Encíclica “Louvado Sejas” do Papa Francisco).

 
Dar Alma à Vida é abandonar a degradação do ambiente, o crescimento desenfreado da ansiedade do Homem que o leva à perda do sentido da vida e da relação com os outros. É que diz o Papa que este modo de proceder mostra que “a realidade é superior à ideia”.

Dar Alma à Vida é encher o vazio que existe no Homem do Espírito do Amor de Deus para poder redescobrir o verdadeiro lugar no Planeta e respeitar a estrutura natural e moral do que lhe foi doado.

Dar Alma à Vida não é deixar-se ficar, ou deixar-se mover à velocidade “da idade da Pedra”, mas é valorizar a pessoa humana, estimular o outro, abrir um diálogo capaz de o continuar e amar porque é esta a grande nobreza da Humanidade.

 
 
 
Dar Alma à Vida é saber acolher a vida de todos os viventes, caso contrário perderá “a sensibilidade pessoal e social” do acolhimento de outrem, da mudança, do relativismo prático da vida que o impele a aproveitar-se do outro como objecto nas suas mãos. É este o caminho que tem levado às atrocidades que hoje ocorrem em relação à escravatura moderna, da exploração do pobre pelo rico, da perda dos valores e dos princípios éticos até à  lógica do descartável…

Dar Alma à Vida é dar lugar ao Homem para o trabalho do que é capaz na construção da sua própria felicidade, realização pessoal em ambiente saudável e convivência saudável com a criação.

Dar Alma à Vida é deixar caminhar na sua maturação, desenvolvimento humano e realização pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário