quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Dar Alma à Vida LVIII

 
Dar Alma à Vida LVIII
 
Dar Alma à Vida é restituir ao Homem a sua dignidade humana e como gestor das obras da criação.
Os valores, os princípios morais e éticos estão a ser enterrados pelo próprio Homem que se destrói a si mesmo, a pouco e pouco, fugindo às suas responsabilidades de equilíbrio da natureza.
Dar Alma à Vida é restituir ao Homem os valores de ser Homem e a razão pelo qual o Homem é o único ser que é capaz de projectar, ter objectivos e lutar por eles. Tem conhecimentos, liberdade e vontade. Não pode agir por instinto.
Dar Alma à Vida é respeitar a natureza e o meio ambiente.



Quem não o faz, então não respeita a natureza e o ambiente. Também não é capaz de dar Alma a ninguém e não podemos pôr Alma onde ela não está.
Dar Alma à Vida não é criticar a encíclica do Papa “Louvado Sejas” sem a ler.
Dar Alma à Vida é servir-se dessa encíclica para dar vida a uma reflexão responsável porque os passarinhos que nem semeiam, nem colhem e sobrevivem, as ervas que nascem nos campos, as árvores para darem o seu fruto… o ar saudável para a saúde de tudo o que é vivente sobre a terra.
Dar Alma à Vida não é trocar valores e prioridades como às vezes se vê. Dá-se alimento ao bichinho e o vizinho que morra à fome, esse fique para trás.
Dar Alma à Vida é fazer com que a Vida sobre a Terra tenha toda ela a dignidade para a qual foi criada.
Deus a criou e o Homem a destrói. Destrói a sua e a dos outros seres vivos porque têm a veleidade de se aproximar como os únicos senhores, com a morte atrás deles.
Dar Alma à Vida é criar bom ambiente para todos e, para todos, no seu espaço e no seu tempo. É melhorar o que é possível com a tecnologia que nos permite fazer mais e melhor não só para si, como para todos os seres vivos.
Dar Alma à Vida é Amar. Quem ama nunca fará mal a ninguém a qualquer criatura e é capaz de dormir com o leão e com a cobra e alimentar-se do que a cultura tem como tradição.       
                                                                             P.Coutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário