sábado, 1 de dezembro de 2012

INSTITUTO CATÓLICO DE VIANA DO CASTELO

INSTITUTO CATÓLICO
 
DE VIANA DO CASTELO

IMPULSO NOVO  
 
NA VIDA DA DIOCE­SE: INSTITUTO CA­TÓLICO COM NOVA EQUIPA PARA PO- TENCIAR OPORTU­NIDADES - A ceri­mônia de abertura solene das aulas nas escolas do Ins­tituto Católico, pre­cisamente no dia em que a diocese de Viana do Caste­lo cumpriu 35 anos de existência, dia 3 de Novembro, ficou marcada pela to­mada de posse do novo responsável por aquele orga­nismo e directores dos diferentes de­partamentos numa aposta que, sublinhou D. Anacleto Oli­veira, se possa traduzir num novo “impulso” na vida e na dinâmica desta Igreja do Alto Minho.

Esta aposta na renovação da instituição, frisou o Prela­do, dá ideia da “ambição” do programa apresentado e sig­nifica a “consciência da relevância da Igreja no campo da cultura” e a esperança, além da “confiança” nas pessoas escolhidas, que sai reforçada peta condição de cristãos e de Igreja.

Salientando que “o dia de hoje pode ser muito significa­tivo” para a diocese, D. Anacleto reconhece que o Instituto Católico é uma das instituições que tem dado um contribu­to precioso nesta História de 35 anos de vida e que o futuro se liga por um fio que é a “formação”. Este sentido, referiu ainda o Prelado, vai de encontro ao que o Sínodo Diocesa­no, realizado há seis anos, “muito acentuou”. Olhando para a realidade dos números dos inscritos para a frequência das diferentes escolas. Escola Superior de Teologia e Ci­ências Humanas, “Escola de Ministérios”, para a formação de formadores e animadores na área da liturgia, catequese e pastoral da saúde; a “Escola de Música Sacra”, para a formação de directores de coro, cantores e organistas; a “Escola de Espiritualidade e Oração” para a formação de animadores de grupos de oração e o aprofundamento da espiritualidade pessoal; e o “Centro de Reflexão Pastoral”, desafiou a uma aposta na “qualidade” como garantia de futuro de quem “o que faz, faz bem feito!”.

Nesta cerimônia foram empossados, além do presidente do Instituto Católico, padre Jorge Barbosa, que em nome de todos fez o juramento de fidelidade em latim, os res­ponsáveis pelas Escolas e pelos departamentos do Museu, Arquivo diocesano, Biblioteca, Arte e Liturgia, Patrimônio Artístico e Cultural e Livraria, porventura, a face, hoje, mais visivel da instituição com os seus dois pólos de vendas.
O padre Jorge Barbosa salientou que esta equipa se vai empenhar em “potenciar o que existe” enquanto estrutura de formação na diocese, procurando disponibilizar infor­mação, dar a conhecer a realidade museológica diocesana, não apenas com um Museu físico e realização de exposi­ções, dar maior utilidade ao acervo da biblioteca e progra­mar novas aquisições, prosseguir com o levantamento e Inventariação de todo o patrimônio móvel e fazer da livraria o “rosto aberto” da casa e proposta da doutrina da Igreja.
    in jornal "Serra e vale"

Sem comentários:

Enviar um comentário