sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Quem não conhece em Viana o "Doutor Granizo"?


Quem não conhece em Viana de Castelo o Sr. Granizo? Ele não é Doutor nem Granizo. Só um homem superdotado que tem o seu nom de baptismo José, "da Conceição" que era o apelido da mãe e Oliveira pelo pai: José da Conceição Oliveira.

Toda a cidade o conhece pelo bem que faz. Agora faz menos por causa da bronquite asmática.

 
 
Diz ele: "a sonda nem sempre chega ao fundo e a bússola acusa a navegação mas nem sempre bate certa. Umas vezes, os grandes mestres da meteorologia, dizem que vem chuva e enganam-se porque veio sol, dizem que vem frio e vem calor. O mar vem e enrola, o barco que é apanhado vira, isto é que é uma cambalhota."

Filho de peixe sabe nadar. Foi nadador-salvador e era banheiro também. Como banheiro era, sobretudo, assistir, ensinar, dar ordens para nadar ou não. É preciso saber as correntes das águas e a ocasião de nadar…conhecer o mar e o seu ritmo. Agora ninguém entra ou está perto da água, eh está para vir volta da corrente e não vá levar a gente.

Foi mais pescador de rio do que de mar, diz ele. Tem o curso de nadador-salvador. "Salvei muitas centenas de pessoas no mar e no rio. Salvei um homem em Paço de Arcos e outro em Tijuca no Brasil.

Trabalhou em ginásios, em praias, foi massagista em vários locais e treinador e massagista do Fragoso, do Vianense, do Valenciano e ganhava 400 escudos. "Hoje estas coisas não se dão à Nação, só os do futebol é que comem pão".

O "Granizo" nasceu em 29/09/1931, "já cá cantam 81 anos". Foi testemunha do acidente da camioneta que ficou debaixo do comboio, na passagem que havia ao fundo Ponte."Nem quero lembrar. Os corpos aos bocados, uma cabeça aqui e outra acolá."

Seus pais foram Luciano de Oliveira Lopes, de Darque, e sua mãe Deolinda da Conceição Oliveira, de Anha. Vieram para a Papanata onde tiveram 6 filhos.

O "Dr. Granizo" era procurado por médicos e enfermeiros para se tratarem de muitas maleitas, sobretudo, ossos. Às vezes vinham procurá-lo doentes para corrigir de maus tratamentos que receberam de médicos.

Diz que o Zé Rancheiro tinha o dom da poesia popular e que nas janeiras, às vezes, cantava umas coisas como esta: "Com os Parapitos (paralelipípedos) "/que vieram de Deão/com areia do Cais Novo/fazem piso muito bom e ainda": "Foram-se os porcos/da Argaçosa pr’a Abelheira/Acabaram os rojões do Banco/E acabou-se a salgadeira".

O José Oliveira é ainda uma pessoa muito estimada e de renome na Papanata. Muito discreto, mas homem de muito saber que aprendeu à sua custa. Dizem por aí: "Ai o Granizo tem umas mãozinhas!..."

Sem comentários:

Enviar um comentário