segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pobreza e democracia---EAPN



A Rede Européia Anti-Pobreza (EAPN, sigla em inglês), dirigida pelo português Sérgio Aires, alertou para as ameaças à democracia que se colocam com a atual situação de "emergência" social e econômica. "As medidas de austeridade estão a empurrar mais pessoas para a pobreza, conduzindo aqueles que já se encontravam nessa situação para cenários de desespero e de privação extrema", assinala um comunicado da instituição enviado à Agência ECCLESIA. Segundo a EAPN, a luta contra a pobreza faz parte de uma "luta maior": "Salvar a democracia sob pena de nos transfor­marmos numa Europa ainda mais pobre e violenta". O apelo foi deixado num dia em que o ministro das Finanças de Por­tugal anunciou aumentos de impostos como, por exemplo, uma sobretaxa de 4 por cento em sede de IRS em 2013 à semelhança do que aconteceu em 2011, e ainda um aumento efetivo do IRS atra­vés da redução de escalões.
 

Segundo a EAPN, a pobreza na Europa aumentou em mais 2 milhões de pes­soas desde 2009, em "vez de diminuir - cumprindo os objetivos da Estratégia Europa 2020".
 

As questões foram debatidas em Bruxe­las, durante uma conferência promovida pela instituição, na qual se apresenta­ram "recomendações sobre como lidar com a situação de emergência que se enfrenta, restaurando a confiança nas instituições europeias e nos governos nacionais".

 
"Não estamos apenas a combater a pobreza, estamos a lutar para salvar a democracia e a criar condições para atingir o objetivo primordial da coope­ração europeia para manter a paz", disse Sérgio Aires, presidente da EAPN.

Entre as recomendações feitas aos líderes da União Europeia conta-se a proposta de "equilibrar os objetivos econômicos e sociais, dando prioridade a soluções inclusivas para a crise e ao crescimento inclusivo".

A EAPN desafia os executivos comunitá­rios ao lançamento de um novo "pacote de investimento social"

 in Ecclesia


OBS:

Tomara muita gente ser cão ou gatinho...para não lhe faltar nada...

Sem comentários:

Enviar um comentário