Armando Magalhães Correia
Armando Magalhães Correia, com 82 anos, filho de António de Passos Correia, construtor civil (caiador e pintor) e de Carolina Magalhães, doméstica.
É irmão de 11, alguns já faleceram e outros vivem em Viana: a Isaura, o Amaro, e ele próprio com 85 anos. Também há os que vivem no estrangeiro, todos foram casados e com geração.
O Armando casou com Maria Engrácia Alves de Castro que lhe deu 3 filhos: Maria das Dores, Manuel Armando, José Carlos Alves Correia, todos casados e tem 3 netos.
Fez a Escola Primária no Carmo e foi trabalhar com o pai. Depois aprendeu a arte de funileiro que ainda trabalha para quem queira. No entanto, nas horas vagas dedica-se a fazer miniaturas de artefactos usados antigamente, com todos os pormenores, como podemos verificar na sua oficina ao Largo da Santa Catarina, na Ribeira de Viana.
Para aprender a arte trabalhou num patrão, José Botelho, oito anos e depois por conta própria há 69 anos.
É sportinguista, não tem partido político e é católico. Tem de ser operado às cataratas. Tem de pagar tudo e cortaram-lhe na reforma. Sente pena de estar à espera… pois gosta também muito de ler e de ir da Ribeira à Bandeira do Carmo, à Leitaria do Carmo se encontrar com os amigos e ler o jornal.
A sua oficina está aberta ainda para os amigos e, quando não tem nada a fazer, dedica-se a fazer miniaturas de objectos antigos e gostava de fazer uma exposição.
De facto a oficina está cheia de centenas de miniaturas e outras antiguidades como ferramentas.
Sem comentários:
Enviar um comentário