sábado, 8 de março de 2014

Comunidades Lusitana e Católica Romana de Vila Franca de Xira criam espaço semanal de oração conjunta



No seguimento da celebração ecumênica conjunta efetuada no mês de Janeiro passado, no âmbito do Oitavário pela Unidade, a Paró­quia Lusitana de S. Mateus e a Paróquia Católica Romana de S.

Vicente ambas na cidade de Vila Franca de Xira, iniciaram a 6 de Fevereiro passado uma celebração de oração semanal conjunta.

A oração decorre sempre á 5° feira da semana às 19h00 realizando- se alternadamente no templo de cada comunidade. O dia da sema­na escolhido remete para a 5o feira Santa, na qual Cristo na sua oração sacerdotal pediu ao Pai pela unidade dos seus filhos. Deste modo o momento de oração semanal compreende sempre a leitura orante do capitulo 17 do Evangelho de S. João e é acompanhado por cânticos da comunidade ecumênica de Taizé, pela oração do Pai Nosso e uma oração pela unidade. Os encontros liderados pelos respetivos párocos, têm sido do agrado dos mem­bros de ambas as comunidades e estão também abertos aos cristãos de outras Igrejas e localidades que neles queiram participar.

Oração pela unidade

Senhor Jesus, na véspera de morrer por nós, oraste para que todos os teus discípulos fossem perfeitos na unidade. Como Tu e o Pai.

Faz com que cada um de nós sinta a dolorosa infidelidade da nossa desunião. Concede-nos Senhor a leal­dade de reconhecer e a coragem de rejeitar o que tantas vezes está oculto em nós: a indiferença, a des­confiança e até tantas vezes a mútua hostilidade.

Concede que nos encontremos em Ti, afim que as nossas almas e os nossos lábios elevem incessante­mente a Tua oração pela unidade dos Cristãos. Tal como Tu a desejas, e pelos meios que forem da Tua vontade.

Em Ti caridade perfeita, ajuda-nos a encontrar o caminho que conduz à unidade, obedientes ao Teu amor e à Tua vontade. Ámen
(Texto adaptado da oração pela unidade do Padre Paul Couturier, oração utilizada nos encontros sema­nais)
                                                                                                                                              In jornal Contacto

Sem comentários:

Enviar um comentário