quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

jornada para pensar o social e solidariedade

 
 
 
solidariedade

 

O Secretariado Diocesano Acção Social e Caritativa pro­move no próximo 7 de Março uma jornada diocesana que tem por objectivo reflectir acerca do "Estado Social e Sociedade Solidária”.

No auditório do Centro Paulo VI - Darque esta proble­mática vai ser abordada de diferentes ângulos e com a par­ticipação de personalidades diversas por forma a correspon­der às expectativas dos destinatários que são os directores, técnicos, colaboradores e voluntários de Instituições Parti­culares de Solidariedade Social, estudantes, Conferências Vicentinas, Misericórdias e comunidade em geral que se interessa por questões sociais.

Durante a manhã, a partir das 9,15h, intervém o padre Lino Maia, presidente da CNIS, para falar da “Igreja na Intervenção Social”. Esta abordagem será complementada pela palestra acerca de "O Evangelho e a Pastoral Social" proferida por Joaquim Neves.

A última intervenção da manhã está a cargo do Presi­dente da Cáritas Portuguesa. Eugênio da Fonseca interroga-se acerca do futuro do Estado Social.

Depois do almoço, a partir das 14h, alarga-se o leque de intervenções com a particpação de representantes de instituições com responsabilidade e intervenção no âmbito do concelho e distrito de Viana. No debate sobre “Práticas de Solidariedade - Luta por uma sociedade solidária” inter­vém Ivone Lima e Carla Alves, em nome do Centro Regio­nal da Segurança Social de Viana; Ana Margarida Silva, vereadora e responsável pelo Banco Voluntariado da Câ­mara Municipal de Viana; Maria de Fátima Cortez, presi­dente do Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Cas­telo; José Machado, presidente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo; José Martins Esteves, do Conselho Cen­tral Vicentino de Viana do Castelo; Vitorino Reis, da Santa Casa da Misericórdia de Viana; Isabel Fernandes, do Gabi­nete de Apoio à Família; e o representante de uma IPSS - Centro Social e Paroquial. Este leque de reflexões vai ser coordenado por Carlos Aguiar Gomes que, no início, abordará os princípios do tema de debate.

Trata-se de uma jornada a não perder não só pelo conteúdo, como pela oportunidade dos temas envolvidos.

Na justificação da temática escolhida para esta Jornada, os promotores recordam a propósito o que escreveu o Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, na sua Carta Pastoral: “sem a Solidariedade, proposta nomeadamente pela Doutrina So­cial de Igreja, não há Estado Social que nos valha".

 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário