quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O mal não existe? Cidade Nova com Tonino Gandolfo

O mal não existe?

 Está escrito na Bíblia que Deus cria o homem «á Sua imagem e semelhan­ça», portanto, o homem, assim como Deus, deveria poder fazer só o bem. Então como é que o homem transgri- de o querer de Deus?

Mal e Deus "bom", Deus plenitude de bem: como se conciliam? Sobre isso escreveram-se milhares de páginas! Apresento apenas algumas considera­ções que nos orientem a intuir, senão mesmo a compreender, esta relação. Gostaria de responder com uma frase conhecida: «0 mal, em si, não existe. É uma simples ausência de bem, as­sim como o frio é ausência de calor e a escuridão é ausência de luz>. Ou, simplesmente: é um bem incompleto! Mas se Deus é sumo Bem, como pode existir um bem imperfeito, não levado a sua plenitude? Aqui entra em jogo a "liberdade" do homem: o denomina­do mal não é tanto da parte de Deus, como da parte de uma liberdade não gerida de fórma completa pelo ho­mem. Uma relação de amor implica sempre o encontro de duas liberda­des. E nós podermos dizer que Deus se "condicionou" a esta liberdade.

Há, no entanto, um ponto de vista pe­culiar através do qual me parece in­teressante olhar a dialética mal-bem: o perdão. 0 perdão indica a impossi­bilidade de um mal absoluto, já que o mal se revela superável pelo bem: não há nenhuma situação que possa prender a pessoa a um estado de mal insuperável! Em definitivo, é o bem, que tem a sua origem em Deus, a ter a última palavra. Isto é indicado, de modo conclusivo, pela ressurreição de Jesus: n'Ele o Pai disse a última pala­vra sobre o destino do homem, que é só de completude e de plenitude. De certo modo, a palavra da ressurreição é antecipada pela experiência de Jesus na Cruz, de modo particular pelo Seu grito de "abandono". Ali, onde parece que o amor do Pai já não pode triun­far, Jesus faz-nos ver que este amor permanece percetivel, até ao ponto de se poder confiar a Ele.

Pe Tonino Gandolfo, In CidQde Nova, Outubro 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário