sexta-feira, 3 de maio de 2013

Direitos Paroquiais----Os Direitos paroquiais correspondem a deveres paroquiais, é assim entre nós católicos


Direitos Paroquiais

 
Na côngrua, isto é, no pagamento dos direitos paroquiais de 1579 registos só 687 pagaram esses direitos. No entanto temos de registo de 3001 família, mas são 4200 as caixas de correio existentes.

Estes direitos correspondem a deveres dos párocos para com os seus paroquianos, mas o sustento do clero em Portugal parece ter sido de carácter esmoler, isto é, o pároco vive das esmolas anuais dos paroquianos...
 
 Esta Paróquia não tem  sacristão...

 
Foram resolvidos muitos problemas, mas este não por vicissitudes anteriores que sempre dificultaram, pois quanto ao pagamento nunca se pôs... 

 
Em 2001 foram pagantes 898 e somou o totalidade da receita de 8.714,50, dando uma mensalidade de 622.47 bruta.
 
 
No entanto, em 2012, pagaram só 687 e deu menos, apenas 7.273,00 correspondendo um ordenado bruto base, 519,50 nacional.

Ainda bem que o nosso pároco tem outros meios de subsistência que os adquiriu sem prejuizo do seu trabalho pastoral e prescinde destes direitos a favor das obras paroquiais, mas quando aqui estiver outro pároco como vai ser se não criamos gestos de atitude justas para viver o nosso cristianismo....

Os direitos paroquiais é a forma que temos em  Portugal para sustentar o pároco.

 
 
A diocese estipulou, no estatuto económico dos sacerdotes, que nenhum pároco deve receber menos de 950,00 mensais e criou o fundo do clero para aqueles sacerdotes que as paróquias são pequenas para receber uma compensação e os que recebem mais dêem para esse fundo do clero.

Esta paróquia é uma das maiores da Diocese, mas quanto a direitos paroquiais, nem quando precisam da Igreja gostam que lhes peça alguma taxa ou pagar o quer que seja.

Temos agora o Pe. Cristopher connosco e, se ele não estiver, virá um diácono. Como contribuimos para a sua sustentabilidade?

Os Direitos paroquiais correspondem a deveres paroquiais, é assim entre nós católicos.

Há paises que têm outras formas da sustentabilidade dos pastores, mesmo governamentais, mas cá, que eu saiba, foi sempre assim.

Antigamente eram as galinhas, os ovos, as rasas de milho, os canecos do vinho...Onde isso lá vai...isso acabou.

Quando vim da Serra d’Arga as quatro paróquias que tinham que somavam entre todas cerca de  200
pagavam mais, nessa altura, que a Paróquia de Nª Senhora de Fátima ao Pároco anterior.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário