sábado, 14 de setembro de 2013

Viver com Alma II ---- Viver com alma e levar alma onde ela não existe

Viver com Alma II

Viver com alma é viver com espírito demonstrado com obras, com palavras e com gestos e atitudes, de quem tem convicções daquilo que vive. Faz antes de dizer e é humilde, sem reprovar por tudo e por nada as atitudes dos outros ainda que nos pareçam ou sejam objectivamente negativas .

Viver com alma e levar alma onde ela não existe e costuma-se dizer que não é com vinagre que se apanham as moscas, mas com mel. O mel pode ser a doçura da humildade que Cristo pregou e que o papa Francisco diz todos ser úteis na Igreja de Jesus Cristo. Esta linguagem do Papa faz-nos lembrar a doçura da humildade.

Se eu vivo com Alma e penso que vou em primeiro lugar talvez possa estar enganado. Estou a usar os meus critérios, mas os critérios de Deus não são os nossos. Nós somos muito limitados até no juizo que pretendemos fazer dos outros por à partida não terem feito aparentemente e objectivamente nada de mal.

Quem é cristão tem de procurar a Deus. Não é fácil, mas também não é difícil. Há muitos caminhos para lá chegar e o que interessa é encontrá-Lo. Só a Deus pertence o último juizo, mas a medida que utilizarmos para os outros, a mesma poderá ser utilizada por Deus em relação a nós.

Eu quero dar Alma à minha vida e que esta seja vida para os outros descobrirem a Alma. Nem sempre corresponde a este imperativo que me proponho, mas é nesta fragilidade que consigo muitas vezes descobrir as maravilhas do nosso Bom Deus.

Não é com violências que transmitimos aos outros a vida com alma, mas é com a dita doçura da humildade que muitos arrastaremos para Deus que adoramos e é Pai de todos nós.

Viver com alma é rezar o Pai Nosso sem dúvidas que Ele é Pai que nos perdoa se nós perdoamos aos outros.

Seremos sempre uns infelizes se nos deixarmos cair em radicalismos que Deus não quer. Ele quer, sim, a nossa humildade, a nossa alma viva que se encontra sedenta de possuir O eternamente.

Viver com alma é dar sentido à nossa vida e de coração aberto transmitir ao nosso irmão que vale a pena viver no AMOR a Deus e aos Irmãos, quando a estes, os servirmos.



 

Pe. Artur Coutinho


Sem comentários:

Enviar um comentário