domingo, 10 de novembro de 2013

CINGI OS VOSSOS RINS: “ Que os vossos rins estejam cingidos”…






CINGI OS VOSSOS RINS…
Estando em convalescença para recuperar de um mal de rim, fez-me pensar o que Jesus quereria dizer quando usou a expressão: “ Que os vossos rins estejam cingidos”…Nada mais que isto apertai as vossas vestes largas e longas à cintura para poderdes trabalhar, estai prontos para a luta, vigilantes, disponíveis para o anúncio do reino, estai todos os dias ao serviço, com solidariedade e sempre na busca concreta da Palavra de Deus.









Os judeus usavam roupas tão largas e compridas que as subiam e as ajustavam à cinta e Jesus utilizou esta imagem para significar que tinham de estar prontos para tudo até para a morte.
Segundo um Padre brasileiro de nome Cleverson Pinheiro :
“O Significado de "Cingir os rins"
Queridos amigos, no último dia 08/08, durante a aula de Teologia que estamos participando, perguntei ao Padre Cléverson qual era o significado da expressão "cingir os rins". Ele me enviou uma explicação por e-mail a qual achei muito interessante e quero dividir com vocês. 
Abraços, Bebel.





"... O autor aqui compara os rins com a verdade. Ele deixa claro que o rim é um filtro e a verdade deverá ser como um filtro que preprara o cristão para a ação. Cingir os rins, portanto, significa se preparar para a luta, a batalha à luz da verdade que é Jesus.
Quando um israelita necessitava de liberdade para correr ou trabalhar, levantava a barra da túnica e a prendia no cinto, ficando com os movimentos mais livres.

Isso era chamado de "cingir os lombos", e a frase tornou-se uma metáfora para os preparativos, como em I Pedro 1:13.

"cingir os lombos" significa "colocar o cinturão". Antigamente, homens e mulheres usavam roupas soltas, e quando iam fazer algum trabalho físico amarravam um cinto para se movimentarem de forma livre, colocar o cinto fazia parte da preparação para o trabalho pesado.

Antes de colocar qualquer peça da Armadura, devemos "amarrar" a verdade em nós, o cinto da verdade. Esse cinto nos permitirá movimentos livres. Atente para dois versículos:




1. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32)
2. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

Vestir a primeira peça da Armadura de Deus: a Verdade
"Mantendo-vos, portanto, firmes, tendo cingidos os vossos rins com a verdade…" (Efésios 6, 14a* Bíblia - Franciscanos Capuchinhos)

O cingir dos rins, ou lombos, é o primeiro passo, segundo a Palavra de Deus, na preparação para a guerra espiritual entre os cristãos e o mundo, compreendida como o papel do serviço do crente para a glória de Deus. No Antigo Testamento o cingir dos lombos é um passo preparatório, ou prévio, a uma tomada de acção relacionada com uma ordem específica de Deus. Aquando da instituição da primeira Páscoa, em antecipação à saída do Egipto, Deus ordenou ao seu povo que comesse, mas tendo primeiro cingido os seus lombos, portanto, preparando-se para o que se iria seguir:
"Comê-la-eis desta maneira: os rins cingidos, as sandálias nos pés, e o cajado na mão. Comê-la-eis à pressa. É a Páscoa em honra do Senhor." (Êxodo 12, 11).
Também no Novo Testamento, para além de Paulo, Pedro falou na preparação para servir (grego: "dio anazwsamenoi tav osfuav thv dianoiav", também traduzido: "cingindo os lombos do vosso entendimento"):
"Por isso, de ânimo preparado para servir e vivendo com sobriedade, ponde a vossa esperança na dádiva que vos vai ser concedida com a manifestação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformeis com os antigos desejos do tempo da vossa ignorância; mas, assim como é santo aquele que vos chamou, sede santos, vós também, em todo o vosso proceder, conforme diz a Escritura: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1, 13-16).
A Verdade é aquilo que filtra, prende a informação que nos influencia, em linha com a Palavra de Deus e o Espírito Santo, donde resulta o conhecimento. É como que uma rede, formada pela Palavra e pelo discernimento do Espírito, através da qual toda a informação é escrutinada, para dela obter o entendimento.

A importância da Verdade

(1) É pela verdade que somos salvos: "Foi nele, ainda, que vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Foi nele ainda que acreditastes e fostes marcados com o selo o Espírito Santo prometido, o qual é garantia da nossa herança…" (Efésios 1, 13-14).
(2) É pela verdade que somos santificados e crescemos na maturidade espiritual: "Consagra-os na Verdade; a Verdade é a tua Palavra." (João 17, 17).
(3) É pela verdade que as nossas mentes são renovadas e transformadas, da condição de ignorantes para a condição de nascidos de novo, pensando de acordo com a Palavra de Deus e agindo segundo o seu Espírito: "É isto, pois, o que digo e recomendo no Senhor: não volteis a proceder como procedem os gentios, no vazio da sua mente…nele fostes instruídos, conforme a verdade que está em Jesus: que deveis, no que toca à conduta de outrora, despir-vos do homem velho, corrompido por desejos enganadores; que vos deveis renovar pela transformação do Espírito que anima a vossa mente; e que deveis revestir-vos do homem novo, que foi criado em conformidade com Deus, na justiça e na santidade próprias da verdade." (Efésios 4, 17-24).
(4) A verdade é base da união cristã (Efésios 4, 5, 13).
(5) É pela verdade que a igreja é edificada (Efésios 4, 15, 25, 29).
(6) A verdade é essencial para adorarmos Deus: "Deus é Espírito, por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade." (João 4, 24).
(7) A igreja é um meio divino pelo qual Deus revela e manifesta a verdade: "…casa de Deus, esta igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade" (1 Timóteo 3, 15). Ver Efésios 3, 8-10.
(8) A verdade é o conhecimento ao qual nunca chegaríamos por nós mesmos, não fosse a graça de Deus em nos providenciar essa revelação. A verdade proporciona aos cristãos uma forma completamente nova de pensar e agir, que é dramaticamente diferente da do mundo (4, 1-6, 9).
(9) Jesus Cristo é a Verdade, logo desviarmo-nos da verdade é desviarmo-nos Dele: " Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim." (João 14, 6).
(10) A verdade expõe as ciladas, os esquemas e as mentiras de satanás. "E se eu perdoei - na medida em que tinha de o fazer - foi por amor de vós, na presença de Cristo, para que não sejamos enganados por Satanás, já que não ignoramos as suas maquinações." (2 Coríntios 2, 10-11).

Vestir a Verdade

Pilatos cinicamente perguntou a Jesus: "O que é a verdade?" (João 18, 38). Hoje em dia não falta quem pergunte o mesmo. A Bíblia assegura-nos que conheceremos a verdade, e ela nos tornará livres (João 8, 32). O profeta Isaías escreveu: "Brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor...justiça será o cinto dos seus rins, e a lealdade circundará os seus flancos." (Isaías 11, 1-5)
A armadura cristã é simplesmente a armadura de Jesus Cristo, vestir a armadura de Deus é revestirmo-nos de Cristo: "Sabeis em que tempo vivemos já é hora de acordardes do sono… Despojemo-nos por isso das obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz....revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não vos entregueis às coisas da carne, satisfazendo os seus desejos" (Romanos 13, 11-14).
Vestirmos a verdade começa por colocarmos a nossa confiança em Cristo, Naquele que é a Verdade. E de seguida, implica viver num processo de santificação na verdade, segundo o projecto a longo-prazo: eterno, de Deus (João 17, 17, 19). Isto acontece quando e se deixarmos de seguir a forma de pensar antiga, pela transformação e renovação das nossas mentes através da Palavra de Deus e do seu Espírito (Romanos 12, 1-2; Efésios 4, 17-24). O que acontece quando o cristão não mente e fala a verdade no amor ao irmão, para sua edificação (Efésios 4, 15, 25, 29). Também implica que nos desviemos de tudo o que não seja a verdade (Filipenses 4, 
, e todas as formas de "conhecimento" que nos afastem de Cristo (Colossences 2). Significa em fim viver a Palavra de Deus e deixarmo-nos conduzir pelo Espírito Santo.

O Cíngulo e uma espécie de corda em volta da cintura, cuja finalidade prática é ajustar a alva e prender a estola sob a casula; e a finalidade simbólica de se cingir os rins, tradição semítica que representa o respeito e a reverência ao sagrado durante as celebrações litúrgicas." Pe. Cleverson Pinheiro,"aquele que Vos serve" - Mt 23,11b (
www.saogeraldomajela.com.br)”



 (

Sem comentários:

Enviar um comentário