sexta-feira, 15 de abril de 2016

SAD – Serviço de Apoio Domiciliário e REFEITÓRIO SOCIAL


SAD – Serviço de Apoio Domiciliário e REFEITÓRIO SOCIAL

 

O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima desde fevereiro de 2002, que presta o Serviço Apoio Domiciliário aos utentes.

Através do Serviço Apoio Domiciliário prestamos diferentes serviços ao utente na sua própria casa, nomeadamente:

·         Refeição (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar) - A refeição é transportada em marmitas e térmicos apropriados e recomendados para o efeito; a alimentação é variada, temos cerca de 40 pratos/refeições diferentes no serviço aos utentes. A ementa diária é composta por carne e peixe (variando e rodando sempre ao almoço e ao jantar). A Instituição serve sempre pratos cozinhados na hora, a todas as refeições com cozinha desde as 8.00h. às 20.00h.; fazem-se as viagens necessárias para que o utente tome todas as refeições que solicitou. Há casos em que vamos à casa do utente 4 vezes só para a alimentação. Todas as deslocações são sempre feitas pelos nossos colaboradores.

·         Acompanhamento da refeição – Se o utente assim o desejar ou necessitar a Instituição disponibiliza uma colaboradora para apoiar durante a refeição.

·         Higiene pessoal – Este serviço começa pelas 7.30H da manhã até às 18h30 da tarde. Existe uma equipa própria para as higienes. As colaboradoras que trabalham com a alimentação, não trabalham com a higiene pessoal ou de casa.

·         Higiene de habitação, de roupas, ou outras – este serviço é prestado diariamente da parte de tarde.

 

O processo de certificação de qualidade em que nos encontramos fez com que os nossos serviços tivessem melhorado muito as suas condições, para melhor, penso eu.

Para conseguir dar apoio a todos os nossos utentes temos 4 carros que permitem que as várias equipas (alimentação e higiene) se desloquem à casa dos utentes. Os carros estão equipados e devidamente preparados, conforme as recomendações de qualidade, uns para o transporte da alimentação e outros para o serviço de higiene.

.

Refeitório Social funciona desde setembro de 1995 – Damos a refeição do almoço e jantar a uma média de 70 utentes diariamente. A ementa/refeição do refeitório Social é igual à de todos os Utentes da Instituição, dos trabalhadores e voluntários. Há uma só ementa, de refeição normal ou de dieta. Algumas fotos, tiradas ao acaso, mostram alguns pratos servidos no Refeitório. O nosso coração ou espírito de serviço é não deixar que ninguém passe fome. Sempre numa situação que gostávamos que seja temporária, pois quem tem saúde e pode trabalhar deve começar a lutar pela sua sobrevivência à custa do seu trabalho e a quem a sociedade tem obrigação de criar oportunidades!...

Não está nos nossos princípios alimentar vícios, mas alimentar a vida a quem luta e não encontra…







































































































Sem comentários:

Enviar um comentário