segunda-feira, 13 de abril de 2015

DAR ALMA À VIDA XXXII

Dar Alma à Vida


Vivemos momentos intensos de sentimentos em relação à Quaresma que nos fez mudar coisas para que a nossa Vida tenha mais Alma.

Dar Alma à Vida é envolver-nos na Semana Santa, saíndo com uma Vida nova, incutindo à Vida uma Alma igual ou semelhante ao Amor de Cristo, sempre imperfeita em relação ao Mestre.
 
 
 

Como o Papa sugere, dar Alma à Vida não é vivermos a parecer, mas a ser sem escondermos aquilo que somos por trás de vidros fumados de um carro de gama ou sem gama, os nossos olhos por trás de lentes escuras para não mostrar os nossos olhos, nem nos julgarmos superiores falando sempre de cima para os outros, ou comprando perfumes caros para escondermos os odores naturais que são obras de Deus; a higiene, sim, mas vanglória, não. Brio, sim, mas vaidade em exagero não.

Para dar Alma à Vida é preciso que se saiba viver com todos e "cheirar às ovelhas" isto é, à comunidade onde estamos integrados sem secretismos ou escondimentos de regras proselitistas, clubistas, na família Paroquial.

Dar Alma à Vida é ser humilde, aceitar os outros como são; ser tolerante, não condenar por condenar, mas procurar salvar sempre o irmão, ainda que não se concorde com o mal que possa existir. Dar Alma à Vida é servir o irmão, é saber estar com ele e ir ao encontro dele, ser solidário com o irmão e não o julgar.
 

Dar Alma à Vida é não fingir, não é fazer ou "deitar figura", como diz o povo e com razão. É que isto de deitar figura, é fingir, é querer passar por uma coisa que não é e, sobretudo, aquele que só pensa em si e, depois de notado, foge a qualquer responsabilidade.

Dar Alma à Vida exige simplicidade e humildade, comprometimento, saber estar perto e estar longe, esconder-se, como a semente que lançada à terra se não morrer não dará frutos. Os frutos estãonmavia com Alma.

Dar Alma à Vida não são fantasias…
 
 
 

 
 
Cristo não veio para condenar, mas para dar a Vida e, por isso, Deus o glorificou, ressuscitando-O. Anunciar esta ressurreição é dar Alma à Vida e fazer com que a alegria da glorificação divina seja apelo para todos os que buscam a Deus e n’Ele decubram a Fé e a sua necessidade de saber ser humilde porque ninguém é perfeito...

Dar Alma à Vida, é tirar da vida os tesouros materiais como o dinheiro, pois este não é o bem fundamental de ninguém. Dar Alma à Vida é dar-lhe poder sem dinheiro.
 

É saber viver sem medo, sem manipulação, sem teatro, sem criação de interesses económicos ou rejeição de pessoas sejam de que espécie forem: pobres ou ricas, perfeitas ou imperfeitas porque o tojo e a cizânia têm de crescer ao mesmo tempo, pois não temos acima de nós, senão Deus. Só Ele é justo e é Senhor. Dar Alma à Vida é dizer não impérios dos poderosos, mas sempre um sim à vida humana e mais frágil, à obra da criação.
 
 
 

Assim a olharmos directamente, olhos nos olhos, anunciar a Boa Nova, a Verdade, o Amor; denunciar a mentira e as injustiças!...

Mostrar alegria e sorrindo com aleluias é começar uma Vida Nova, uma Vida com Alma. É Páscoa.

                                                                                                                            P.A. Coutinho


Sem comentários:

Enviar um comentário