sábado, 9 de maio de 2015

José Alves de Lima


           José Alves de Lima

 
 
 

 
José Alves de Lima, natural de Refoios do Lima, Ponte de Lima, nascido em 1932, filho de Joaquim António Lima e de Rosa Alves de Sousa, andou no Seminário e era primo do falecido Dr. Sá do Rio e do Pe. Manuel Miranda, ex-pároco de Arcozelo, Ponte de Lima.

Saiu do Seminário e começou a estudar no Colégio de Ponte de Lima, no Colégio do Minho e formou-se no Magistério Primário, em Braga.

Fez tropa, foi sargento e veio para Vila Nova de Gaia para a Artilharia Pesada 2. Após esse serviço esteve a substituir um professor primário em S. João da Ribeira.

Concorreu para Santa Marta de Portuzelo e aí ficou um ano, passou depois para Serreleis onde esteve três anos, foi colega da Adélia Castro (aqui paroquiana), conheceu como colega a Estela Vieira, também nossa amiga e paroquiana, e foi até colega do filho no Colégio do Minho.

Voltou para Santa Marta e aí esteve até à reforma.

Casou em 1958 com Maria Delfina Sousa Barbosa de quem teve dois filhos: Maria Manuela, professora no Algarve e José Luís, animador musical, ambos com geração. É avô de três netos.

Foi sobrinho do Pe. José Joaquim de Lima, de Refoios, professor no Seminário em Braga e depois veio paroquiar nas paróquias dos Arcos de Valdevez, onde faleceu.

O professor José Lima escreveu em 1976 um livro que já o tinha feito e usado há anos com o título "Método Racional de Fácil Aprendizagem de Leitura da Língua Portuguesa", editado pela Gráfica da Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo.

Ao leccionar a 1ª classe, em Serreleis, utilizou logo este método que nunca lhe falhou e foi uma obra dele. Não há outra, pois não gostava dos métodos que conhecia.

Todas as palavras são compostas por letras móveis e fixas, são as consoantes, a sílaba nunca deixa de ter vogais.

A partir daqui descobriu que as consoantes tanto podem fazer parte duma sílaba como de outra e outras consoantes que não se podiam passar por cima.

Descobriu que estas L, M, N, R, X e Z, são estas consoantes móveis. Estas sete tanto podem vir para trás como para a frente. O L e N se tiverem H, vão para a frente. Este método ensina as letras pelo som e não pelo nome.

As únicas letras que se podem ler sozinhas são as vogais.

Todos os alunos que passaram pela sua mão foram todos ensinados pelo método. Nunca encontrou nada relacionado com o mesmo..

Depois da Reforma dedica-se à agricultura no seu quintal, passeia. Passeia com a esposa.

A sua esposa era de Geraz do Lima, conheceu-a em Refoios, onde tinha uns tios que deixaram os bens aos pais.

Gostava de fazer praia em Benidorm. O pai gostava que ele tirasse o curso de direito, mas ele seguiu o que queria.

Encontra-se plenamente feliz e realizado na vida de professor e, agora, de reformado. É católico e praticante, mas não vai na política e não aprecia muito o desporto, mas jogava as cartas, tanto a sueca como a bisca, o dominó, damas e nunca o xadrez por ser um jogo de grande concentração.

Este método foi seguido por muitos colegas e percorreu mundo!...



 


Sem comentários:

Enviar um comentário