sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Papa quer “lares e não prisões” - IDOSOS


Papa quer “lares e não prisões”

IDOSOS

 


O PAPA FRANCISCO pediu ontem que os lares de idosos sejam “realmente casas e não prisões”, durante o discurso que fez na Praça de São Pedro por ocasião da “Festa dos Avós”. Perante cerca de 40 mil idosos que e encheram a praça, o pontífice argentino disse: “Não podem existir centros onde os anciãos vivam esquecidos e escondidos”. .

 

Francisco presidiu cerimónia na Praça de S. Pedro

 “As residências devem ser pulmões da humanidade num país, num bairro ou numa paróquia. Devem ser santuários de humanidade onde quem é velho e débil é cuidado como um irmão mais velho”, acrescentou.

O pontífice argentino reiterou a sua denúncia à chamada “cultura do descarte” e assegurou que o abandono dos idosos é como uma “eutanásia escondida”. Para o papa Francisco, “um povo que não protege os seus avós e não os trata bem é um povo que não tem futuro. Não tem futuro porque perde a memória e separa-se das suas raízes”.

“Uma das coisas mais bonitas numa família é poder aca­riciar uma criança e deixar-se acariciar pelo avô ou pela avó”, disse. Durante a cerimónia, que foi amenizada por cantores como o tenor Andrea Bocello, Massimo Ranieri e Cláudio Baglioni, tomaram a palavra várias famílias que relataram o seu testemunho. •

 

Sem comentários:

Enviar um comentário