sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Missionários Combonianos têm novo Superior Provincial

 

Missionários Combonianos têm novo Superior Provincial

 Os Missionários Combonianos em Portugal elegeram novo Superior Provincial na pessoa do Pe. José da Silva Vieira, que acaba de ser confirmado pelo Superior Geral, Pe. Henrique Sánchez, para conduzir os destinos dos combonianos no país durante os próximos três anos, a começar a 1 de Janeiro de 2014. O Pe. José Vieira sucede ao Pe. Alberto Silva, que guiou os combonianos portugueses durante os últimos seis anos (2007-2013) e que cessa funções a 31 de Dezembro.
 
O Pe. José Vieira é natural de Cinfães, diocese de Lamego e distrito de Viseu, onde nasceu a 4 de Fevereiro de 1960. Frequentou os seminários combonianos de Vila Nova de Famalicão, Maia, Coimbra e Santarém. Fez os estudos de Teologia no Missionary Institute London, em Inglaterra, sendo ordenado sacerdote no dia 19 de Junho de 1987.
 
Depois de um primeiro período de trabalho apostólico em Portugal, de 1985 a 1992, na redacção das revistas combonianas Além-Mar e Audácia, o Pe José Vieira foi missionário na Etiópia de 1993 a 2000. Neste ano, regressou a Portugal, para retomar a direcção das revistas até 2006.
 
Em Novembro de 2006, o Pe. José Vieira aceitou o desafio que lhe fez o então Superior Geral, Pe. Teresino Serra, de se dedicar ao projecto da criação da Rede de Rádios Católicas do Sudão. Dedicou-se a este projecto, em colaboração com as Missionárias Combonianas, até Dezembro de 2013, em Juba, a capital do Sudão do Sul, de onde regressa agora para coordenar as actividades dos Missionários Combonianos em Portugal.

 Presentes em Portugal desde 1947, com comunidades em Viseu, Maia, Vila Nova de Famalicão, Coimbra, Calvão, Santarém, Camarate e Lisboa, os Missionários Combonianos são um instituto exclusivamente missionário, que se dedicam à evangelização em quatro continentes (Europa, África, Américas e Ásia), com uma particular e longa história de presença em África.

 O Instituto foi fundado em Verona, Itália, no ano de 1867, por S. Daniel Comboni, primeiro bispo de Cartum, a actual capital do Sudão. Os Missionários Combonianos naturais de Portugal são 93: 70 sacerdotes e 23 Irmãos missionários. Em Portugal trabalham actualmente 33 sacerdotes e 10 irmãos; os restantes 50 são missionários na África, Américas e Ásia.
 
Pe Manuel Ferreira, mccj,  Director da revista Além-Mar


Sem comentários:

Enviar um comentário