quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Músico Filarmónico- Padre Freitas de S. Martinho da Gandra e a sua banda de música




















O Músico Filarmónico

 

Aceitámos o convite para falar sobre o Músico Filarmónico num ambiente celebrativo da Associação do Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima. A ternura com que a Senhora Presidente da Banda de Música de Ponte de Lima nos fez o convite, e a referência de que o convite correspondia também a uma solicitação pessoal do Senhor Major José Gonçalves, obrigou-nos a responder afirmativamente e a falar, aqui, hoje, sobre o Músico filarmónico. As nossas palavras são, por isso, de felicitação da Banda de Ponte de Lima pelos seus 223 anos, de homenagem, nunca demais repetida e agradecida, ao Senhor Major, e de reconhecimento da figura fascinante do Músico Filarmónico, objecto principal desta breve comunicação.

                Esta comunicação é fruto de algumas leituras, de conversas de trocas de impressões com Hélder Magalhães, Maestro reputado da Banda de S. Martinho da Gandra e com Franklim Fernandes, uma pessoa ligada à música e à Banda de Ponte de Lima. É fruto, principalmente, das nossas vivências com “o músico filarmónico”.

De facto, desde a infância, levados pelo pai, nos habituamos a ir à entrada das Bandas nas Romarias da Ribeira Lima. A Entrada das músicas marcava, para alguns, a tomada de posição sobre a qualidade das Bandas e a sua qualidade obrigava a voltar, à festa, à noite, no arraial. Crescemos a apreciar a música filarmónica, junto do povo, nas mais conceituadas romarias, e, há quase duas décadas, convivemos, diariamente, com o Músico Filarmónico.

 

Na época em que praticamente o ensino da música não existia, as filarmónicas foram das únicas escolas gratuitas para os que nasceram longe da cidade. Tiveram, então, como professores regentes de bandas e muitos deles sem formação superior. Longe da escola e do conservatório, os músicos começaram a sua caminhada musical na banda de música da terra. Como diz Vítor Paulo Pereira: “ Era sobretudo a paixão que fazia correr os homens simples que, abraçados ao metal, levavam a música para todo o lado. Para dentro das igrejas e para fora delas, sob intenso sol ou debaixo das latadas. Tocavam em todo o lado e para todas as pessoas, tanto para os humildes como para as autoridades, porque o grande desejo era tocar. Tocavam até ao fim das forças e, em último caso, até quando o regente mandasse”.

Então, o músico filarmónico, como a maioria da população, raramente sabia ler e os músicos profissionais, eram elementos das Bandas do Exército, da Guarda, da Polícia, da Marinha e, mais tarde da Força Aérea, eram por isso, em número muito reduzido. Desta elite saíram os maestros e regentes da maior parte das bandas de música, com conhecimentos avançados que transmitiram aos executantes.

Temos tantas figuras, antigas e recentes, na memória que facilitam a nossa comunicação e exigem um estudo posterior mais desenvolvido. O músico filarmónico é, de facto, um bom tema para o 223º aniversário da Banda de Ponte de Lima.             

As bandas filarmónicas funcionaram e funcionam como lugares de cultura e de criação de laços de amizade. O Músico gostou e gosta de vestir a farda e de pertencer a um grupo coeso. Na banda, sempre aprendeu e aprende a partilhar, a respeitar e a ter solidariedade com os outros.

O músico e a sua música, outrora, eram ouvidos e apreciados por um público, por vezes, com pouca formação, sem conhecimentos básicos que avaliava a qualidade de uma banda e apelidava-a de boa ou má em função das sonoridades e do número de músicos.

O músico filarmónico, antigamente, muitas vezes, via a banda como um lugar de convívio. Além disso, ir para a Banda era uma maneira de sair de casa, de conhecer novas pessoas e terras. Às vezes, também para “comer e beber”. Ouvimos alguns músicos afirmar que, de manhã, custava tocar, mas, depois do almoço, a “trompete até falava”. “A música era importante, mas sem a barriga cheia para a tarde, seria difícil aguentar o acompanhamento da procissão e o despique com a banda rival que ninguém sabia até onde poderia ir. Por vezes, o despique era tão grande que chegava a intensas e exaltadas discussões entre o público que rodeava o coreto. Em algumas ocasiões, as coisas tornavam-se feias. Nessas alturas, a banda tocava com mais força até as coisas se acalmarem.”

Apesar dos diminutos recursos económicos e da pouca formação musical de base, muitos músicos vingaram e que bem!

O músico filarmónico foi sempre considerado “o artista do povo”. É certo que o talento e a veia artística não nascem com todos. Sabemos que não é músico quem quer, mas apenas os predestinados, isto é, quem possui o dom da assimilação da arte musical. É também determinante o conhecimento do solfejo e da gramática musical, com os seus acidentes, as suas claves, os seus tons e toda a teia que envolve a música, sobretudo instrumental.

As bandas filarmónicas são também o berço de músicos de grandes orquestras. Muitos músicos que tocam nas orquestras sinfónicas, a nível de sopro, aprendem música nas bandas.

A qualidade das bandas filarmónicas tem vindo a aumentar não só pela formação dos maestros, mas também pela qualidade dos arranjos e da composição de peças para filarmónicas. A Banda filarmónica que atuava na rua e nos coretos toca hoje também em auditórios e em salas de espetáculo com repertório próprio.

O músico filarmónico actual é muito diferente. Os músicos, agora, influenciados pelos pais, investem na formação e numa carreira musical e apercebem-se das influências e das vantagens positivas que a música tem na sociedade em geral.

O músico filarmónico de hoje, dá prioridade à sua apresentação artística, demonstrando o que vai assimilando na sua escola de música, nas academias e conservatórios. Procuram defender o seu prestígio, a competência dos seus professores, a qualidade do ensino da escola que representam.

As academias e escolas de música encheram-se de alunos que foram depois ingressando nas bandas e substituíram velhos hábitos e acomodações. As bandas encheram-se de juventude e de gente formada. Nas nossas bandas, é frequente encontrarmos executantes que são alunos do Ensino Secundário, engenheiros, médicos, enfermeiros, professores, advogados, alunos e professores de academias e conservatórios. 

Há tempos, fazia-se pouco investimento na formação de um músico feminino. Dizia-se, na altura, que era diminuto o tempo em que as meninas permaneciam na banda, pois, quando começavam a namorar, desistiam e, na altura de serem mães, suspendiam a actividade musical e nunca mais voltavam. Hoje, nas bandas filarmónicas, há uma forte presença feminina e de juventude. É agradável ver tanta gente nova nas nossas bandas filarmónicas!

As bandas estão, cada vez mais, dirigidas artisticamente por maestros novos, com formação musical e pedagógica, cheios de vontade de avançar, com competências para orientarem os músicos numa caminhada musical de voos elevados. As direcções das nossas bandas escolhem para direcção artística maestros formados e alguns até ensinam em institutos superiores.

O músico filarmónico actual deve respeitar as bandas filarmónicas onde toca. É grande a quantidade de músicos que está a sair com formação secundária e até superior das escolas de ensino artístico. No país, existem poucas orquestras profissionais. A conjuntura social não é boa para futuros professores de música. As bandas filarmónicas permitem ao músico colocar em prática o que assimilou ao longo dos anos de formação.

Em suma, a música tornou-se uma opção na carreira profissional. São muitas as bandas que fornecem os conservatórios e institutos superiores de música, nas várias componentes sobretudo na instrumental. As bandas, por sua vez, ganharam qualidade com a formação superior dos seus executantes eliminando-se assim o fosso que existia entre as filarmónicas. A qualidade das bandas tem vindo a aumentar graças à formação dos seus componentes.

Uma banda é composta por músicos. Daí, a oportunidade do tema desta pequena comunicação: “Músico filarmónico”. Foi ele que deu vida à Banda de Música de Ponte de Lima durante 223 anos.

Vivam os músicos da Banda de Música de Ponte de Lima!

 O Músico filarmónico gasta muitas horas nos ensaios para depois tocar num concerto, num arruado, numa procissão.

Vivam os músicos filarmónicos!

Neste tempo de crise, é bom lembrar às comissões de festas, por exemplo, que procissão solene tem de ter banda de música. Procissão sem banda ou bandas de música não é majestosa, não é solene.

                Vivam os Músicos, maestros e dirigentes das bandas filarmónicas!

 

José António Araújo de Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário