quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

“Abrindo Portas” edição do CER

 

“Abrindo Portas” é um livro singular que foi apresentado no dia 14 do corrente na Biblioteca Municipal da minha autoria a favor da obra da igreja. Uma boa prenda de Natal para o leitor oferecer aos seus amigos ajudando a obra da Igreja. Podem adquirir no cartório ou no Centro de Estudos Regionais (CER).


Eduardo Pereira, utente do Centro Social,  no dia da apresentação disse:
Meus Senhores e minhas senhoras, um bom dia a todos e muito obrigado pela v. presença!
Permitam-me antes de tudo o mais, começar por dizer que me sinto muito honrado por ter sido convidado para apresentar este livro intitulado "Abrindo Portas" da autoria do nosso querido e estimado pároco Artur Coutinho.
Confesso que de início e numa primeira impressão me surpreendeu o tema em si, sim, porque quem é que pensaria que esses objectos tão comuns e constantes no nosso quotidiano, como são as portas, dariam material suficiente para escrever um livro? Mas numa mais aprofundada reflexão concluí que sim, muito há que dizer sobre o tema.
 " Abrindo Portas" é um trabalho interessante não só pelo seu tema, como está muito bem elaborado e denota um trabalho exaustivo de pesquisa concebido ao longo de vários anos, útil e de agradável leitura, leva-nos a relectir um pouco mais além sobre o tema.
A verdade é que as portas são uma das mais antigas invenções humanas, elas tiveram e têm um papel importante no desenrolar da nossa história enquanto sociedades organizadas. evoluíram com o tempo, foram objecto de trabalho ciêntífico e artístico, encerraram segredos enquanto fechadas e permitiram descobri-los depois de abertas, estão na nossa cultura.
E têm uma existência não só física como até virtual ou cultural, como preferirem, levou com a porta no nariz, abriram-se-lhe as portas do conhecimento, "a porta da rua é a serventia da casa "ou até o é burro como uma porta, são exemplos de como as evocamos frequentemente"...
Em "Abrindo Portas" o pároco Artur Coutinho leva-nos pois, não só a conhecer vários tipos de porta existentes, muitos e variados dos seus componentes e acessórios, mas também nos leva numa viagem histórica, por várias zonas de Portugal e Galiza assim como outras partes do mundo, traduzida em mais de (200 fotos legendadas), onde poderemos observar como os materiais eram utilizados na construção das portas à medida que as técnicas evoluíam, assim como também as tendências artísticas e decorativas das mesmas ao longo dos tempos.
Ler este livro é pois como abrir uma porta para o tema e entrarmos num mundo em que rectângulos de madeira ou ferro se vão mostrando nessa sua tão vulgar mas necessária funcionalidade, abrir ou fechar para entrar ou sair, alguns mais antigos com as dobradiças rangentes, algo reumáticas, outras mais modernas e ligeiras, de cores e texturas diferentes, mas todas elas com a sua história, no fundo, a nossa própria história.
É pois mais um legado que nos deixa o padre Coutinho.
Assim que apelo-vos a que entrem por esta porta aberta, leiam este livro e seguramente enriquecerão a vossa casa espiritual e cultural, façam pois o favor de entrar.
Muito obrigado pela vossa atenção.... 



Sem comentários:

Enviar um comentário