segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Marcelino Natálio Martins Mendes


Marcelino Natálio Martins Mendes, nascido em 10/06/1950, na Papanata onde é o Macdonald, mas tinha oito anos quando mudou para a rua da Bandeira, nº 650 quase em frente, onde esteve o Lavarinhas com bicicletas à venda. Era filho de Conceição Martins Arezes, da Abelheira, e de Guilherme Ferreira Mendes. Ela trabalhou nos Castros e nos Silvas, fogueteiros e o pai era sapateiro na Praça da Erva.
 











 
 
                Frequentou a escola do Carmo e saiu da 4ª classe. Foi trabalhar nos E.N.V.C. Era irmão de 2 rapazes e 3 raparigas: Rosa, Fátima, Maria das Dores, Manuel, ele e Luís Antero Martins Mendes. Todos casados e com filhos. Dois já morreram.

                Trabalhou 45 anos nos E.N.V.C. e reformou-se há 3 anos. Sempre gostou de trabalhar nos Estaleiros, onde o Padre Dr. Corucho lhe arranjou trabalho. Primeiro teve um trabalho duro e depois, passou para os Armazéns com o Armando Costa.

                É casado e viúvo. Vive com o único filho, chamado Miguel que está solteiro.

                Já em 2003 percorreu o Caminho francês de Santiago tendo andado 1090 kms, repetiu em 2012 e 2013 o caminho francês. Em 18/09/2013 chegou de Santiago de S. Jean a Santiago, e, depois, ainda foi a Finisterra de onde regressou a Viana. Este percurso fê-lo de bicicleta. Fez de Astorga a Santiago em 17 de Junho de 2003. Fez outro caminho de Ponte a Santiago, em 2002.

                O maior percurso que fez num dia foi de 134 quilómetros e, nos Pirinéus, fez o máximo 70 kms num dia. Entre Espanhóis, encontrou companhia de Brasileiros, Franceses, Russos, Colombianos, Haitianos, Búlgaros, Alemães, Ingleses, Húngaros, etc. Uma senhora da Hungria fez o caminho francês e seguiu de Santiago para Fátima a pé.

                Tem uma coleção enorme de fotografias. Todas de boa qualidade e demonstram aliar à fé o gosto pela arte, a paisagem e as pessoas. Tem percursos marcados de terra em terra e as suas quilometragens em suporte de papel. Guarda um registo de fotos e de filmes como eram recebidos nos Albergues fechados ou abertos, ao ar livre. Mantém os seus muitos diários de forma simples, mas com significados para as suas horas de lazer e até dos amigos.

                Faz canoagem e vai às Berlengas de canoa e às ilhas Cies. Faz BTT de neve. Possui muitos troféus em casa. Já foi ao Brasil, conheceu vários países e tem vontade em conhecer mais. É por isso que demonstra ser um homem culto à custa da sua força de vontade, iniciativa e coragem. Sempre se sente melhor no meio das pessoas mais simples.

                Todos os anos vai a S. João D`Arga a pé.

Sem comentários:

Enviar um comentário