quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

D a r A l m a à V i d a X X X I X


Dar  Alma à  Vida  X X X I X

 
Se não damos Alma à Vida, os que nos rodeiam não nos seguem.

Se uma criança não vem à Catequese é porque eu não dou Alma à Vida de padre, ou de pai, de mãe, de educador…
 


As crianças, os adolescentes, os jovens, precisam de referências e, essas vêm sobretudo da  Alma que a família, o ambiente, a comunidade, imprimir à Vida.

É que uma vida sem Alma é cadáver que cheira mal e não interpela ninguém a seguir o mesmo caminho, mas a fugir por outro lado, onde se viva a Vida como um dom e com Alma.

Dar Alma à Vida é imprimir à Vida, mesmo dos filhos ou educandos, aquilo para os quais se assumiram compromissos. Se não se fala ou ensina conforme o crescimento na ciência, na fé, ou  se acompanha na fé é porque não vêem Alma na Vida. E ninguém pode exigir ou impor aquilo que não faz...

Dar Alma à Vida é evangelizar, falar de Jesus e acompanhar à missa, à Eucaristia. É que a Missa é mesmo para dar Alma à Vida evangelizada ou em busca da fé.

Dar Alma à Vida é sofrer e amar. É fazer com que o amor autêntico seja um acto da vontade e a palavra “Obrigação” desapareça da Vida porque a Alma é Vida, é Amor. É que o que custa constrói e dá frutos e o que não custa é algo que pouco vale. Sem cruz não há amor porque o amor exige renúncias e doações, momento a momento, exige Alma.
 

Dar Alma à Vida começa na pessoa, na família e na comunidade para desabrochar a Vida numa Flor ou Palma, que rimam com Amor e Alma.

Assim as crianças seguem aqueles que mais amam e mais admiram que deve ser sempre o pai e a mãe, em primeiro lugar. Dar Alma à Vida é dar testemunho duma Vida aos vindouros e ao Outro.



                                                                                                                                                                        P.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário