sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A resposta Social do Centro Paroquial Social, Berço foi agraciada com Uma Resposta de Mérito da Cidade. É sempre um estímulo para quem trabalha nesta resposta...Breve descrição histórica do Berço:


 
A resposta Social do Centro Paroquial
 
 Social, Berço foi agraciada com Uma
 
Resposta de Mérito da Cidade. É
 
sempre um estímulo para quem
 
trabalha nesta resposta...
 
 
Breve descrição histórica do Berço:

  
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
O Centro Social e Paroquial de Nossa senhora de Fátima foi fundado em 1982 e registado no livro das Fundações de Solidariedade Social sob o Número 38/82 a fls. 96 verso e 97 em 14/07/1982 e é portadora do NIF 501534822. Ao longo dos anos foi fundando várias respostas sociais entre elas, em 1992, o Berço de Nossa Senhora das Necessidades, isto é, um Centro de Acolhimento Temporário, tendo recebido desde então perto de trezentas crianças. A sua existência resulta de uma necessidade sentida pela segurança social relativamente à problemática das crianças maltratadas e abandonadas e da vontade, por parte do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em contribuir para a resolução dessa mesma problemática.



Desde 1992 e até 2008 foi sedeado à Rua Campos Monteiro, num apartamento constituído por 3 andares interiormente ligados por uma escada improvisada.

Nestas instalações o berço tinha capacidade para acolher 12 crianças, de ambos os sexos, dos 0 aos 12 anos.

 
Atualmente está sedeado à Rua Conde D’ Aurora 1005, em Viana do Castelo, com capacidade para acolher 20 crianças de ambos os sexos dos 0 aos 12 anos.

O Berço foi tecnicamente designado Centro de Acolhimento Temporário até Outubro de 2015, tendo, por força do decreto-Lei 142 de 5 de Setembro de 2015, a sua designação sido alterada para Lar residencial.

Acolhe crianças e jovens necessitadas de proteção urgente face a situações que as coloquem em risco tais como maus-tratos físicos e emocionais, abusos sexuais, alcoolismo/ toxicodependência, prostituição, falta de condições económicas e retaguarda familiar ou abandono.

O Berço tem como missão promover, defender e dignificar a vida humana. Nasce da consciência de que “só sabe amar quem já foi amado”. Uma consciência que se manifesta através dos ideais de ajuda ao outro e de respeito pelas especificidades de cada criança como ser único e individual.

São objetivos do Berço:

   -Acolher de forma urgente e transitória crianças e jovens no quadro da consagração dos seus direitos e garantias:

   -Proporcionar um ambiente afectivo estável de forma a transmitir segurança e estabilidade emocional, para que seja possível um desenvolvimento sadio e uma construção positiva da identidade.

   -Apostar num projeto baseado em programas de prevenção e de promoção, que ajudam as crianças a ultrapassarem todas as adversidades que a vida lhes colocou e a prepararem-se para acreditar num futuro feliz.

   - Proporcionar às crianças e jovens que ai vivem a proximidade com a sua família de origem, estando simultaneamente abertos à comunidade envolvente.

 

A intervenção da Instituição promove um ambiente terapêutico e integrador, minimizando as dificuldades psicossociais que surgem do acolhimento institucional diminuindo assim os sentimentos de perda, de medo, de desamparo e de dor, sempre muito presentes.

 
 
O Berço funciona todos os dias do ano durante 24 horas. Os serviços são assegurados por uma Equipa Técnica, da qual fazem parte a coordenadora técnica/ educadora de infância, assistente social, psicóloga e uma equipa de auxiliares de ação educativa, de serviços gerais e de cozinha, perfazendo um total de 18 funcionárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário