quarta-feira, 23 de abril de 2014

BEATO FREI BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES

 

Viana dos Castelo: D. Anacleto Oliveira deseja canonização de frei Bartolomeu dos Mártires

Viana do Castelo, 28 mar 2014 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Viana do Castelo assumiu, esta quinta-feira, o desejo de ver canonizado o beato Frei Bartolomeu dos Mártires.
A aspiração foi formulada no arranque do ano jubilar das comemorações dos 500 anos do nascimento (maio de 1514) do «santo do povo» onde D. Anacleto Oliveira sublinhou que se “a Igreja ouvisse a voz do povo, se calhar, já o teria canonizado”, revela o site da Diocese de Braga.


“Aqui já é santo, aliás desde que ele morreu que lhe chamavam «santo arcebispo [de Braga]» e ao povo ninguém lhe tira isso”, acrescentou o prelado de Viana do Castelo.
As comemorações do ano jubilar dos 500 anos de nascimento do beato Frei Bartolomeu dos Mártires arrancam a 3 de maio e prolongam-se até 18 de julho de 2015.
Durante este período, as suas relíquias, depositadas na Igreja de São domingos, em Viana do Castelo, vão percorrer todas as paróquias dos dez concelhos da diocese.
“O processo de canonização, na prática, está completo, entregue em Roma e não há mais nada a acrescentar”, apontou D. Anacleto Oliveira.
Dando expressão nacional àquelas comemorações, será publicada uma nota pastoral pela Conferência Episcopal Portuguesa.
“É mais um contributo importante para que o beato Frei Bartolomeu dos Mártires se torne cada vez mais conhecido, venerado e a quem as pessoas recorrem para obter as suas graças por parte de Deus”, valorizou o prelado.
O bispo de Viana do Castelo assegura que Frei Bartolomeu dos Mártires “merece ser conhecido e venerado” por todos, até mesmo declarado como “doutor da Igreja”, face aos seus escritos e ensinamentos.
Beatificado em 2001 pelo Papa João Paulo II e também lembrado pelo importante papel no Concílio de Trento, Frei Bartolomeu dos Mártires tem uma estátua de homenagem em Viana, no Largo de São domingos.
DM/LFS


Sem comentários:

Enviar um comentário