sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Papa Francisco: chega de comércio das bênçãos papais!

Papa Francisco: chega de comércio das bênçãos papais!

Vaticano retoma o monopólio da venda de bênçãos em pergaminho, para insatisfação dos vendedores de Roma, mas benefício dos pobres

 
Elisabeth de Baudoüin
 
 
 
 
© Francisco M. Rosado
Acabou o negócio das bênçãos apostólicas em pergaminho! A partir de agora, os recém-casados não poderão obter nas lojas o valorizado papel, marcado com o selo da Esmolaria Vaticana, com a bênção do Papa, que estavam tão orgulhosos de emoldurar e pendurar acima do leito conjugal. Terão de solicitar a bênção – a partir de agora este será o único caminho – diretamente à Esmolaria Vaticana. Esta dedicará exclusivamente aos pobres o lucro das vendas.

A decisão vem do Papa Francisco em pessoa (concluindo um processo empreendido há quatro anos por Bento XVI). Isso provocou a insatisfação das dezenas de lojas de lembrancinhas ao redor do Vaticano, que se veem prejudicadas, depois de várias décadas de comércio lucrativo.

Cada pergaminho era vendido (em ocasiões como batismos, comunhões, casamentos etc.) entre 10 e 50 euros (ou até mais), quando, na realidade, o custo original é de menos de 10 euros; e somente esses 10 euros eram devolvidos à Esmolaria Vaticana. Isso, segundo o Vatican Insider, permitia aos “vendedores do templo” obter um lucro de mais de 20 mil euros por mês.

Atualmente, bastam poucos cliques para fazer a petição online da bênção apostólica, motivo pelo qual a colaboração dos intermediários já não é mais necessária.

A vontade do Papa, que quer “uma Igreja pobre para os pobres”, é ajudar sobretudo aos mais carentes. Nos últimos dois meses, graças ao lucro obtido com a comercialização das bênçãos em pergaminho, seu esmoleiro pôde distribuir 200 mil euros a pessoas em dificuldade, ajudando-as a pagar contas e aluguéis.

Ao retomar o monopólio, a Santa Sé espera fazer muito mais que isso.

Par solicitar uma bênção do Papa, basta acessar a Esmolaria Apostólica.

Sem comentários:

Enviar um comentário