quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

CELEBRAÇÃO ECUMÉNICA


                                      ENCONTRO ECUMÉNICO

 

Realizar-se-á uma celebração ecuménica no próximo Domingo, dia 25, às 19 horas, com a presença de um sacerdote ortodoxo, Padre Basílio, luterano Pastor e, por mais um ou outro que não confirmaram, na Igreja da Sagrada Família, na Abelheira, antigo lugar tradicional da cidade de Viana do Castelo.

A propósito, o ecumenismo, de oikouméne, (designando “toda a terra habitada”) ou obra de Deus com a colaboração do Homem que tem uma tarefa a realizar, é o processo de procura da unidade dos irmãos na fé. Emprega-se este termo para os esforços em favor das unidades entre igrejas cristãs através de um diálogo fraternal e cooperação comum para serem ultrapassadas divergências históricas e culturais.

Assim trabalhamos para uma reconciliação cristã que aceite a diversidade no diálogo, nas diferenças… e até chegarmos a um diálogo com as outras religiões, diálogo, inter-religioso.

Este movimento começou com muita pujança, com as missões protestantes a que a Igreja Católica foi aderindo até que se incorporou oficialmente ao movimento ecuménico a partir de 1960, quando o papa João XXIII criou o Secretariado Romano para a Unidade dos Cristãos. Este organismo participou ativamente no assessoriamente ao papa e aos bispos durante o Concílio Vaticano II, além de ajudar os padres conciliares na elaboração de ser consagrado pelo decreto Unitatis Redintegratio de 1964, do Papa Paulo VI.

Este decreto definiu o movimento ecuménico como uma graça do Espírito Santo, considera que o caráter ecuménico é essencialmente espiritual e estabelece que o olhar da Igreja Católica é dirigido às igrejas separadas do Catolicismo: as Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Protestantes.

O Papa Paulo VI instituiu diversos grupos de trabalho na linha do diálogo inter-religioso: o Secretariado para os Não-Cristãos, a Comissão para o Diálogo com os Judeus e o Secretariado para os Não-Crentes.

A revista Sem Fronteiras (As Grandes Religiões do Mundo, descreve o ecumenismo como um movimento que se preocupa com as divisões entre as várias Igrejas cristãs. E explica: "Trabalha-se para que estas divisões sejam superadas de forma que se possa realizar o desejo de Jesus Cristo: de que todos os seus seguidores estivessem unidos, de assim, como Ele e o Pai são um só."

A Comunidade de Taizé que, nesta Paróquia, em Ponte de Lima e em Caminha, promove momentos de oração aberta a todos os jovens e pessoas de qualquer idade, de diversas origens religiosas é um forte impulso a esta tão querida unidade que nos faz unir pela fé num ecumenismo espiritual e, em certos casos, pode ser institucional, doutrinal, oficial, local e secular…

Este nosso encontro, nesta altura, não tem outro objectivo se não mais que ficar pelo espiritual para mais depressa nos aproximarmos uns dos outros e nos conduzir à unidade que Jesus tanto proclamou.
 
**************************

Próximo Domingo – Encerramento da Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos. Celebração Ecuménica com representação da Igreja Ortodoxa, Luterana e Lusitana às 19H na Igreja Sagrada Familia.

Sem comentários:

Enviar um comentário