terça-feira, 22 de abril de 2014

Como fruto da Páscoa…


Como fruto da Páscoa…

 

Ressuscitou como disse, Aleluia!

Se conhecesses o dom de Deus…

 

Na tarde daquele primeiro dia da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam refugiados com medo dos judeus, Jesus veio colocar-se no meio deles e disse-lhes: “A paz esteja convosco” (Jo 20,19).

Com efeito, o grão introduzido no ventre da terra inerte aquando da sementeira a que procederam os semeadores desolados e esperançosos – João, o discípulo amado; Maria, mãe de Jesus; as mulheres, discípulas persistentes em volta da mãe de Jesus; e José de Arimateia, o discípulo oculto – rebentou a crosta da mesma terra em frutos típicos da Páscoa. E o primeiro dos frutos é a “paz”, não a paz podre do mundo, que periga a cada hora que passa, nem a paz morta do túmulo para onde Pôncio Pilatos remetera Aquele que se afirmara “Rei”, Filho do Altíssimo e Mártir da Verdade, mas aquela paz com que Jesus saudou os discípulos, agora seus amigos, porque, não obstante o medo inicial de quem fica desolado como o sino sem badalo, farão tudo quanto lhes mandou.

Porém a Páscoa não acontece para sossego ou preguiça dos conformados com a situação de indignidade humana. Se, como clama com toda a razão o Bispo do Porto, “o futuro pertence a quem ama e não a quem apenas pensa em si” (vd homilia da Páscoa 2014, do Bispo do Porto), temos de procurar outro fruto da Páscoa. Ele vem explícito no Evangelho de João: “Assim como o pai me enviou, também eu vos envio a vós” (Jo 20,20). Aqui temos exatamente um dos frutos da Páscoa, o dinamismo apostólico: é preciso ir a todo o lado ensinar o Evangelho, para que o futuro deixe de ser o da indiferença e do egoísmo e passe a ser o do amor, do amor que se doa a quem dele mais necessita.  

+++

O apostolado não era possível sem a inculcação da consciência certa da Ressurreição no coração dos apóstolos. Mas para isso era necessário erradicar do colégio apostólico o medo e a desolação. E outro fruto da Páscoa se divisa: “Mostrou-lhes as mãos e o lado, e os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor” (Jo 20,20). Já sem a tristeza, já sem o medo, implantou-se-lhes no ânimo um outro fruto da Páscoa: a alegria. E esta alegria não é a pincha-no-crivo do mundo, mas a alegria profética, resultante da Palavra de Deus devidamente explicada, assumida, vivida e que urge partilhar: “Não ardia cá dentro o nosso coração quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? E partiram de imediato de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze” (Lc 24,32-33, episódio dos discípulos de Emaús).

É essa alegria sincera e difusiva, qual semente de apostolado que leva a uma celebração pascal com o ázimo da pureza e da verdade, pondo totalmente no lixo das velharias o fermento velho e da malícia (cf 1Cor 5,8). Cá estão mais dois frutos pascais: a pureza, à semelhança do Cristo inocente levado como ovelha ao matadouro, mas cujo balido doravante se ouvirá em todo o mundo; e a verdade, em testemunho da qual Cristo veio aos seus e os seus não O quiseram receber, mas os que são da verdade escutam voz do Mestre (cf Jo 1,11.17;18,37).

+++

Entretanto, “Jesus soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (Jo 20,22). Não haja, pois, dúvidas de que o primeiro dom da Páscoa é o próprio Espírito Santo, o Espírito Criador, o mesmo que pairava sobre as águas (cf Gn 1,2), aquele que o Senhor insuflou nas narinas do boneco de terra (cf Gn 2,7) e de que fizera o homem, aquele mesmo que o Filho prometera aos discípulos (“O Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, é que vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que Eu vos disse” – Jo 14,26). Este Espírito Criador que falou pelos profetas é o Senhor que dá a vida, o que procede do Pai e do Filho, o que é adorado e glorificado (vd símbolo niceno-constantinoplitano). Como na anterior Criação estava o Verbo (“por Ele todas as coisas foram feitas” – id et ib), nesta Nova Criação tinha de estar o Verbo feito Carne (cf Jo 1,3), “soprou sobre eles”.

E veja-se como a lex orandi lex credendi condensou numa pequena formulação a riqueza indizível do Espírito Santo como a fonte e repositório de todos os dons divinos. A Liturgia do Sacramento da Confirmação faz com que o ministro do Sacramento diga pessoalmente a cada confirmando “Recebe por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus”. É então o Espírito Santo Deus, o Deus que efetivamente se doa, o Deus representado no sinal da cruz. Com efeito, “a cruz do Condenado converte-se em árvore florida da Páscoa” (vd homilia da Páscoa 2014, do Bispo do Porto). Mas esta árvore não é de mero adorno; revela a sua fecundidade nos frutos; e pelos seus frutos conheceremos esta árvore (cf Mt 12,33). E o fruto é pleno. Dizemos que os frutos do Espírito Santo, a quem chamamos o Sagrado Septenário, são sete, e discriminamos: sabedoria, entendimento, conselho, ciência, piedade e temor de Deus. Mas não podemos esquecer que “sete” é o número da plenitude ou da totalidade. Nesses sete dons teremos de ver todos os dons de Deus (cuja infinitude e misericórdia não podemos reduzir ao palavreado), ou o próprio Deus que Se nos dá, em forma visível, como Cristo, Verbo Incarnado; ou em forma invisível (episodicamente em forma de pomba ou em línguas de fogo), como Espírito Santo; ou ainda como Origem intangível de quem deriva toda a criatividade e paternidade, como Pai. Tanto assim é que aplicamos o número sete a outras formas de totalidade para mal ou para bem. De Maria Madalena tinham sido expulsos sete demónios (todo o espírito do mal – cf. Lc 8,2; Mc 16,9); os pecados capitais (os que dão azo aos outros) são sete – soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja, preguiça (ou seja, tudo o que atrai o homem para o mal). E aos sete pecados capitais também opomos sete virtudes, respetivamente – humildade, castidade, paciência, temperança, caridade e diligência (que significam tudo o que pode colocar o homem no caminho do bem). E enunciamos os sete sacramentos da Igreja: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Reconciliação ou Penitência, Santa Unção, Ordem e Matrimónio (os canais de comunicação da graça santificante por si mesmos, independentemente da santidade de quem os ministre, ex opere operato e não ex opere operantis). Enumeramos sete dons do Espírito Santo, como foi já referido. Dispõe a doutrina católica de sete obras de misericórdia corporais (dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, dar pousada aos peregrinos, assistir aos enfermos, visitar os presos e sepultar os mortos) e sete obras de misericórdia espirituais (dar bom conselho, ensinar os ignorantes, corrigir os que erram, consolar os aflitos, perdoar as injúrias, sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo e rogar a Deus por vivos e defuntos) – sintetizando de algum modo tudo o que somos “obrigados” a fazer em prol do semelhante. E elencamos as virtudes fundamentais em sete: Fé, Esperança e Caridade (virtudes teologais, porque nos fazem girar em torno de Deus e, por Ele, em torno do próximo) e Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança (virtudes cardeais ou humanas, porque as outras boas qualidades humanas giram em torno destas e estas colocam-nos, pelas boas obras, na rota de Deus).

É conveniente não olvidar que os mestres de Teologia Sacramental ensinavam que não só cada uma das virtudes teologais era infundida por Deus no coração (alma) do homem a quando do Batismo, mas também cada uma das virtudes cardeais. Quer dizer, o dom de Deus não pode encurralar-se em qualquer catálogo de virtudes, por mais completo que se ostente. O dom de Deus é dom de Deus e pronto!

+++

Ora, perante as dimensões de plenitude do mal, para que Deus nos livre dele, e do bem para que sejamos cada vez mais Homens a sério, com vida e vida em abundância, vem-me ao espírito a palavra de Ovídio, poeta latino, que entendia que aquilo que distingue o homem dos outros animais era a capacidade de andar de pé e de olhar para a frente. Porém, a Páscoa far-nos-á levantar da prostração da ignorância, do erro e do pecado (e da morte) para a verticalidade do homem sábio, probo e santo; do imóvel e enterrado no passado para o que olha para a frente e para o futuro; do agarrado ao pó da terra para o que olha para o alto, mesmo que tenha de manter os pés na terra.

Por isso, Paulo recomenda aos Colossenses:

Se ressuscitastes com Cristo, aspirai às coisas do alto, onde Cristo se encontra sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas que são lá de cima, e não às que são cá da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, Se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória. (Col 3,1-4).

Que pena haver tanta gente, que se diz filha da Páscoa e se detém especada a olhar para trás sempre com o sentido do passado, não do passado que ensina o presente para iluminação do futuro, mas do passado bafiento e imobilista! Que pena tanta gente que se diz discípula da Páscoa e se entretém demasiado a olhar para os pés e não se dá ao cuidado de olhar par o alto e a ele se afeiçoar! Tantos visitantes do túmulo vazio se comprazem, saudosos das cebolas podres do Egito, a inventar fantasmas de um Cristo ainda hoje sepultado algures ou de um Cristo eventualmente casado clandestinamente com Maria Madalena (de quem ela gerara uma filha) ou, ainda, de um Cristo revolucionário utilizável como bandeira de quem nela queira pegar para fins de caráter político ou permanente filantrópico!

+++

Não obstante a importância do que fica escrito, não posso deixar de mencionar o que se me afigura de interesse central na frutificação pascal. O evangelista quando refere o sopro de Jesus sobre os apóstolos e lhes comunica o Espírito Santo, assinala o mandato especial ao abrigo da força do Espírito: “Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, eles serão retidos” (Jo 20,23). O perdão dos pecados é o fruto final da Páscoa. Foi para isto que Ele veio. É que sem perdão dos pecados não é possível ter vida e vida em abundância (cf Jo 10,10). Era o facto de Ele declaradamente perdoar os pecados que mais irritava os zeladores da Lei. Mas Ele teimava em perdoar “também eu não te condeno, vai em paz e não voltes a pecar” (cf Jo 8,11); “a esta muito se perdoou porque muito amou” (cf Lc 7,47); e “pois, para que saibais que o Filho do Homem tem poder sobre a terra de perdoar os pecados, disse ele então ao paralítico: levanta-te, toma o teu leito, e vai para a tua casa” (Mt 9,6).

Ressoa no dia de Páscoa o pedido lancinante de Cristo na Cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (cf Lc 23,34), sem o qual não seria possível a Páscoa Plena, e o qual seria inútil se não fora o ato da Ressurreição.

Veja-se qual é o fulcro da resposta de Pedro à multidão que, impressionada pelo discurso intrépido do apóstolo, já cheio da força do Espírito Santo do Pentecostes, que irrompeu no Cenáculo: “Arrependei-vos, e batize-se cada um de vós em nome de Jesus Cristo, em ordem à remissão dos seus pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Act 2,38). E o tema perpassa o discurso do mesmo apóstolo no discurso em casa de Cornélio, que alarga ao mundo não judeu o desígnio da salvação: “Ele mandou-nos pregar ao povo e atestar que Ele foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos. É dele que todos os profetas dão este testemunho: quem quer que nele acredite, recebe pelo Seu nome, a remissão dos pecados (Act 10,42-43).

Ora todos aceitam que a Igreja não será Igreja se deixar de ser a comunidade do perdão, já que o pecado impede a comunhão com Deus e prejudica a “comunhão dos santos” (vd símbolo dos apóstolos). Mas não sei ao longo da História se terá entendido bem essa de os pecados “serem retidos”. Poderá efetivamente o perdão dos pecados ser recusado, como uso de poder ou como castigo de estilo de vida? Não deverá, antes, o “mediador” humano (porque o verdadeiro mediador é único, o Cristo) agendar convictamente a não desistência de recuperar o pecador que se mostre impenitente? Em vez de juiz sobre o pecado, deverá preferencialmente fazer-se promotor de arrependimento, mesmo que tenha havido reincidência (“Perdoar não até sete vezes, mas cada um perdoar a cada um setenta vezes sete”). O próprio Cristo no caminho do Calvário terá caído por três vezes. É fraqueza humana e a dinâmica do Evangelho do Reino que o postulam: Se o irmão te ofender, reprende-o a sós; se não te ouvir, repreende-o diante de testemunhas; se não vos ouvir, comunica-o à Igreja; e se ela também não for ouvida, considera-o como um pagão ou um publicano (cf Mt 18,15-17). Aqui está o busílis. Considerar o irmão como publicano ou estrangeiro não pode significar desprezo ou mandá-lo para o inferno, mas colocá-lo como tema prioritário na agenda da recuperação. É este o furor dos santos!

É preciso que os homens e mulheres da Páscoa deixem, de vez, de agitar o lixo dos óbices à Páscoa e os seres apegados à mundanidade deixem de chafurdar na lama do vício e de escavar a exploração do homem pelo homem. E talvez a Igreja dos homens tenha de abandonar o estilo de se entreter com excomunhões, impedimentos e denegação de perdões e encarrilar pelo desígnio de Deus. É preciso que a Páscoa se cumpra pela paz, com alegria, pureza e verdade, pela missão apostólica criadora que, na força do Espírito Santo, consiga o perdão de todos os pecados de todos.

Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo

2014.04.20

Louro de Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário