domingo, 6 de abril de 2014

Cristãos perseguidos


Cristãos perseguidos



António Justo

Jornalista

 

Os factos revelam que as revoluções islâmicas acabaram ao serviço da hegemonia muçulmana. Hoje há 100 milhões de cristãos perseguidos nos países de maioria islâmica. Depois da queda dos regimes autoritários no Norte da África, Próximo e Médio Oriente, aumentou a perseguição aos cristãos e às minorias religiosas. Os países onde mais se perseguem e discriminam os cristãos são os seguintes:

1.- A Síria encontra-se assolada por uma guerra civil entre muçulmanos sunitas e xiitas, mas quem mais sofre as consequências colaterais é a minoria cristã, embora esta se tenha abstido de intervir no conflito entre o Governo e a oposição. Cerca de 40 por cento dos cristãos tiveram de fugir do país. Na Síria, 10 por cento da população era cristã.

2.- A Turquia, nos últimos anos, deixou de atacar directamente os cristãos com actos de terror, mas continua a fazê-lo no dia-a-dia através das suas práticas e legislação (os cristãos são bem-vindos na qualidade de turistas). Os cristãos são identificáveis por um determinado número no bilhete de identidade, o que simplifica a discriminação burocrática. No século passado, 25 por cento dos habitantes da Turquia eram cristãos; hoje, já só há cem mil, o que corresponde a cerca de 0,1 por cento da população.

3.- No Iraque, em 2003, havia 1,5 milhões de cristãos. Em virtude da contínua perseguição, hoje só vivem no Iraque trezentos mil cristãos.

4.- No Egipto, cuja população conta com cerca de 10 por cento de cristãos, continua a violência e a discriminação contra eles. Depois de muitas igrejas e instituições cristãs terem sido incendiadas em 2013, espera-se agora uma legislação discriminatória, mas não tão violenta contra cristãos e minorias.

5.- Este ano, no Paquistão, um atentado a uma igreja matou 150 cristãos. Muitos cristãos são perseguidos e mortos em nome da «lei da blasfémia». Segundo a comissão asiática dos direitos humanos, no Paquistão «o direito à vida perdeu todo o sentido».

6.- Nas Filipinas, os rebeldes islâmicos do Frente Moro de Libertação Nacional provocaram a fuga de 150 mil refugiados e centenas de mortos e feridos.

7.- Na Nigéria, grupos islâmicos, na luta por um Estado islâmico, obrigam raparigas a serem casadas com homens islâmicos (a transmissão do islão está ligada ao Á homem) e a serem islamizadas.

Dezenas de milhares de cristãos encontram-se em fuga para os Estados do Sul.

8.- Na Coreia do Norte, a simples declaração de que se é cristão, bem como «a posse de uma Bíblia já chega para prisão». Hoje, os regimes totalitários não toleram o Cristianismo porque sabem que o cristão traz consigo o vírus da liberdade.

9.- Na China, o regime tem-se mostrado mais moderado na violência contra os cristãos.

Muitos cristãos vagueiam pelo mundo fora à procura de asilo na fuga à perseguição dos Herodes actuais. Hoje, islamitas e Estados muçulmanos usam a espada do terror e Estados mais moderados usam a espada das leis discriminatórias. Ser cristão implica viver ameaçado.





Uns ameaçados e inculpados pelas barbaridades que cristãos
cometeram outrora e outros pela perseguição muçulmana em curso. Para o ano de 2014, a melhor prenda que Alá poderia conceder à humanidade seria uma fatwa contra a violência!

Sem comentários:

Enviar um comentário