terça-feira, 1 de abril de 2014

Sacramento da Confissão e Exame de Consciência


Sacramento da Confissão

Um dia Santa Teresa viu muitas almas a cair no Inferno. Ela perguntou a Jesus porque tantas almas caíam no Inferno. Jesus respondeu: "Por causa das confissões mal feitas". Então Santa Teresa escreveu logo a um padre: "Padre, pregue muitas vezes contra as confissões mal feitas, porque é esse o laço do Demónio para pegar as almas".

 
O Sacramento da Confissão é o meio certo de se receber o perdão dos pecados. Foi Jesus quem deu aos sacerdotes o poder de perdoar. "A quem perdoarem os pecados, os pecados serão perdoados" (Jo 20,19´23). Só a confissão bem feita é que perdoa os pecados.

 
Adiar este Sacramento e não usufruir dele frequentemente é abusar da Misericórdia e da paciência Divina, o que pode ter consequências para toda a eternidade: Arder no fogo que nunca se apaga, onde há choro e ranger de dentes e onde a alma é atormentada por todo o sempre.

Para a confissão ser bem feita e válida, são necessárias cinco condições:
 

 
EXAME DE CONSCIÊNCIA - Com a luz do Espírito Santo, examinamos honestamente a nossa consciência e detectamos as faltas e pecados que temos cometido desde a nossa última confissão bem feita.

DOR DE CORAÇÃO - É necessário que o penitente esteja verdadeiramente arrependido. São desnecessárias as lágrimas ou outras manifestações exteriores de arrependimento. Baste que o pecador perceba o quanto ofendeu a Deus, que tenha consciência da gravidade do pecado, reconheça os seus pecados para formular um firme propósito de emenda.

CONFISSÃO DE BOCA - Acusar, verbalmente, os pecados ao sacerdote, que em nome de Cristo, dará a absolvição. Devemos ser objectivos e simples, sem grandes rodeios ao dizer os pecados. No entanto, devemos também ser rigorosos e precisos no que respeita ao número de vezes que esse pecado foi cometido e as condições em que foi cometido.

FIRME PROPÓSITO DE EMENDA - O pecador deve abeirar-se do confessionário com uma firme resolução de abandonar a vida de pecado e com firme propósito de não voltar a pecar."Vai em paz e não voltes a pecar.", diz-nos Jesus.

CUMPRIR A PENITÊNCIA - O sacerdote dará uma penitência à pessoa que recorreu a este Sacramento de Amor. Pode traduzir-se em orações, prática de boas obras, jejuns... Cumprir esta penitência imposta pelo confessor é importante para que o Sacramento seja recebido com todas as graças sobrenaturais que ele encerra.

Um pecado esquecido na Confissão fica perdoado se se fez bem o Exame de Consciência. Um pecado deliberadamente escondido na Confissão não fica perdoado e eu não posso comungar, tendo de fazer outra confissão.
 

 
EXAME DE CONSCIÊNCIA

   Vou aproximar-me do Sacramento da Reconciliação para renovar a vida e a amizade com Deus?

  Procurei pôr em prática os propósitos de emenda da última confissão?

   Amo a Deus sobre todas as coisas?

   Escuto ou leio a Palavra de Deus com frequência e atenção?

    Divinizo o que não é Deus, como o dinheiro, o prazer e a beleza?

     As promessas que faço são verdadeiro culto a Deus inspirado no Evangelho?

 
      Se sou pai ou mãe de família, rezo com os meus filhos?

      Peço ao Senhor com frequência que não me deixe cair em tentação?

       Santifico o domingo, dia da ressurreição de Cristo, participando na Missa?

       No domingo pratico as Obras de Misericórdia?

       Manifesto aos meus pais quanto aprecio o seu amor e canseiras, que me permitiram crescer?

     Tenho uma especial gratidão pelos meus pais de quem recebi o dom da fé, a graça do Baptismo e a vida na Igreja?

      Estou a ensinar aos meus filhos que os valores do espírito são mais importantes que os do corpo?

             Estou convencido de que a primeira vocação dos meus filhos, porque são cristãos, é a de seguir Jesus?

             Tenho o respeito que é devido às autoridades legítimas?

             Defendo o valor sagrado da vida humana desde o seu início até ao seu termo?

             Cometi algum homicídio?

             Sirvo-me do meu próximo para os meus fins?

             Destruí o bom nome e a reputação de alguém?

             Guardei a minha pureza como um bem precioso?
 
 
 
             Se tenho namorada ou namorado, estou a fazer do namoro uma preparação séria para o casamento segundo a vontade de Deus?

             Se sou um homem casado ou mulher casada, a fidelidade inviolável no matrimónio e o respeito mútuo são para mim valores indiscutíveis?

             Restituí o que roubei, ou ainda o guardo em meu poder?

             Se sou dono ou responsável de alguma empresa, há nela condições de trabalho dignas?

             Desprezo os pobres, os fracos, os velhos, os estrangeiros, os homens de outra raça?

             Faço sofrer os animais inutilmente ou desprezo as suas vidas?

             Digo sempre o que deve ser dito e guardo segredo do que deve ser guardado?

             Com palavras ou gestos irónicos depreciei alguém?

             Sou puro no meu olhar interior e exterior?

•Tenho desejos desmedidos de possuir bens terrenos e poder?

 
             Fico triste com o progresso dos outros?

Acto de Contrição

Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

Ou então:

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e eu vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém.

Sem comentários:

Enviar um comentário