sexta-feira, 23 de outubro de 2015

As Obras de Misericórdia


Paróquia Nossa Senhora de Fátima- Formação de Adultos

Dia: 17 de Outubro 2015 – Horas: 15:00horas

Local – Igreja da Sagrada Família (Abelheira)

Tema: “Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco”

Tema: “As Obras de Misericórdia”

1 – Papa Francisco

É meu vivo desejo que o povo cristão reflicta, durante o Jubileu, sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual. Será uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida perante o drama da pobreza, e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina. A pregação de Jesus apresenta-nos estas obras de misericórdia, para podermos perceber se vivemos ou não como seus discípulos. Redescubramos as obras de misericórdia corporal: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espiritual: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos.

Não podemos escapar às palavras do Senhor, com base nas quais seremos julgados: se demos de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede; se acolhemos o estrangeiro e vestimos quem está nu; se reservamos tempo para visitar quem está doente e preso (cf. Mt 25, 31-45). De igual modo ser-nos-á perguntado se ajudamos a tirar da dúvida, que faz cair no medo e muitas vezes é fonte de solidão; se fomos capazes de vencer a ignorância em que vivem milhões de pessoas, sobretudo as crianças desprovidas da ajuda necessária para se resgatarem da pobreza; se nos detivemos junto de quem está sozinho e aflito; se perdoamos a quem nos ofende e rejeitamos todas as formas de ressentimento e ódio que levam à violência; se tivemos paciência, a exemplo de Deus que é tão paciente connosco; enfim se, na oração, confiamos ao Senhor os nossos irmãos e irmãs. Em cada um destes “mais pequeninos”, está presente o próprio Cristo.

 

2 – Parábola do Bom Samaritano (São Lucas, 10, 29-37)

“Mas ele, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Tomando a palavra, Jesus respondeu:

“Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante.

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: “Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.”

“Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?

Respondeu: “O que usou da misericórdia para com ele.” Jesus retorquiu: “Vai e faz tu também o mesmo.”

 

3 – “Sede Misericordiosos” – Carta Pastoral de Dom Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo

É um tema que, como já se pode ver, nos integra simultaneamente na celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que o Papa Francisco entretanto proclamou para toda a Igreja e que decorrerá entre 08 de Dezembro de 2015 e 20 de Novembro de 2016.

Será, segundo o seu desejo, um tempo “em que somos chamados, de maneira mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. “É que, continua o Sumo Pontífice, “para sermos capazes de misericórdia, devemos primeiro pôr-nos à escuta da Palavra de Deus. (…) Deste modo, é possível contemplar a misericórdia de Deus e assumi-la como próprio estilo de vida.”

Esta dupla vertente da misericórdia, divina e humana, exprime-se, antes de mais, no lema escolhido pelo Papa: Misericordiosos como o Pai. Baseia-se no apelo do próprio Jesus: Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso (Lc 6, 36). Na nossa Diocese, e para nos mantermos unidos a toda a Igreja, adoptamos como lema as palavras iniciais: Sede Misericordiosos. Insistimos na acção, porque é esse o objectivo da contemplação. A misericórdia ou se pratica ou não existe. Por outro lado, é impossível agirmos como o nosso Deus, sem primeiro nos fixarmos naquilo que Ele faz por nós e quer de nós.

 

4 – Obras de Misericórdia Corporais e Espirituais

Obras de Misericórdia: Corporais: 1ª – Dar de comer a quem tem fome. 2ª – Dar de beber a quem tem sede. 3ª – Vestir os nus. 4ª – Dar pousada aos peregrinos. 5ª – Assistir aos enfermos. 6ª – Visitar os presos. 7ª – Enterrar os mortos. Espirituais: 1ª – Dar bom conselho. 2ª – Ensinar os ignorantes. 3ª - Corrigir os que erram. 4ª – Consolar os tristes. 5ª – Perdoar as injúrias. 6ª – Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo. 7ª – Rogar a Deus por vivos e defuntos.

 

5 – REFERÊNCIAS:

5.1 – Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia

5.2 – Carta Pastoral – Sede Misericordiosos – D. Anacleto Oliveira

5.3 – Catecismo da Igreja Católica

5.4 – Bíblia Sagrada

 

 

6 – OBJECTIVOS:

6.1 – Aprofundar a Consciência da prática da Misericórdia;

6.2 – Descobrir Caminhos de entrada no Coração do Evangelho;

6.3 – Assumir a Misericórdia no estilo de Vida;

6.4 – Colocar-se à Escuta da Palavra de Deus.

 

7 – REFLEXÃO PESSOAL

“Como vai a Misericórdia na Família, com os Vizinhos, na Comunidade?”

 

8 – ORAÇÃO

Mostrai-nos, Senhor, o vosso rosto e seremos salvos! Queremos acolher a salvação contemplando o vosso rosto, paterno e materno, cheio de misericórdia. Contemplando-o, queremos penetrar na ternura do vosso coração. Procuro o vosso rosto, Senhor! Mostrai-me o vosso rosto. A vossa glória, Senhor, refulge no rosto do vosso Cristo, que tem um rosto humano, semelhante ao meu, semelhante ao do meu irmão. Que eu saiba contemplar o vosso rosto também no rosto dos meus irmãos e irmãs, dos que vivem comigo, trabalham comigo, daqueles para quem eu vivo e trabalho. Ámen.

 

 

 

 

Relator: José Rodrigues Lima

Telefone: 938583275 / 258829612

Sem comentários:

Enviar um comentário