sábado, 31 de outubro de 2015

Experiências de vida


Experiências de vida

A natureza

Novembro e Dezembro são os meses em que morrem mais pessoas, sobretudo, idosos. “Isto tem uma explicação que para mim, vem da natureza”. Tem toda a razão.

Nestes meses as folhas caem das árvores e o pó da terra vai para atmosfera com o dióxido de carbono que se liberta das folhas mortas.
 

 
Quando não chove muito nestes meses aparecem as epidemias, há mais poluentes na atmosfera devido ao dióxido de carbono que anda no ar e é respirado por todos, em vez do oxigénio que as plantas verdes libertariam.

Os nossos pulmões ficam mais intoxicados. Se a chuva não vem de vez em quando, e em abundância, este pó das folhas das árvores não se fixa à terra e sobe no ar, tornando-se tóxico. Os pulmões principalmente dos mais velhos, sofrem mais com a gripe, doenças respiratórias e não resistem até acabar por sucumbir.

Ai é o Outono. O Outono com sol é perigoso mas, com chuva mais ou menos abundante torna-se menos maligno para as pessoas mais frágeis.

Bem razões têm os “chineses” andando nesta altura com máscara para filtrar o dióxido de carbono da atmosfera, evitando a toxicidade do referido dióxido de carbono.   Coutou-me por outras palavras o amigo Álvaro Sotomaior
 
Quando era criança recordo que, em Novembro, pelos Santos já havia neve esperava-se por chuva para amaciar o frio, mas mais um regalo era sentir que o azul do céu se via e o sol começava a aquecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário