quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A oração verbalizada e os smartphones: a app Passo-a-Rezar, um caso de excelência


A oração verbalizada e os smartphones: a app Passo-a-Rezar, um caso de excelência

(súmula de um artigo publicado na revista Brotéria de Setembro 2015)

 

Por: João van Zeller[1]

 


 

No segundo trimestre de 2015, o Barómetro de Telecomunicações da Marktest contabilizava em Portugal mais de cinco milhões de pessoas que utilizam o smartphone.

 

Com impacto para os católicos portugueses, o smartphone tem um aspecto fundamental para a prática religiosa: o da oração, sendo estes os seus pólos de maior interesse:

 

-acessibilidade à recitação da oração em qualquer lugar e hora, quer por wifi, quer por 3G ou 4G;

-interpretação oral da oração com elevada qualidade;

-tempo pré definido para a oração;

-estímulo exponencial da capacidade de concentração do utilizador.

 

O Apostolado da Oração, em Braga, liderado pelo Padre António Valério SJ, obteve assinalável êxito com a implementação da app Passo-a-Rezar, que conta neste momento com cerca de 12.000 pessoas a acederem diariamente à prática da oração pela via digital.

 

Ao pressionar a app Passo-a-Rezar no smartphone, acede-se às meditações do dia, com uma duração de cerca de dez minutos. É lida uma meditação, uma leitura bíblica (salmo, texto dos Evangelhos, ou das Epístolas), segunda meditação, repetição da leitura do texto bíblico, e meditação final.

 

O Passo-a-Rezar, permite escutar essas preces onde quer que nos encontremos, a qualquer hora do dia, do acordar ao adormecer.

 

A utilização dos auriculares, melhora a concentração, torna a prática discreta, e  não invade a tranquilidade de ninguém.

 

A app Passo-a-Rezar dá também acesso aos Passos Para Mais, com distintos grupos adicionais de orações e meditações: Caminho de Santiago (catorze minutos em média, cada); Via Sacra com Maria (onze minutos de duração média); Retiro do Advento (média de onze  minutos cada oração/meditação); Passos com Maria (treze minutos, média); Retiro da Quaresma (média, doze minutos); Rezar o Meu Dia (onze minutos para cada oração e meditação); Pausas na Beleza (catorze minutos de duração cada); Passo-a-Rezar o Terço, com os quatro mistérios (trinta e quatro minutos para cada Terço, em média); Rezar com o Papa Francisco (oito minutos cada oração).

 

No Passo-a-Rezar o Terço a recitação das Avé Marias por apenas uma voz, é pausada e seguida, e as introduções a cada Mistério, por outra voz, utiliza textos particularmente inspirados, abrindo o caminho à profunda interiorização da oração.

 

A app Passo-a-Rezar é gratuita, descarregável no smartphone com grande facilidade, e a sua utilização é intuitiva.

 




[1] Advogado, Empresário
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário