quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Padre Jorge Barbosa, em Barcelos, falou para mais de 300 pessoas- «O Céu é uma realidade essencialmente teológica»


Padre Jorge Barbosa, em Barcelos, falou para mais de 300 pessoas

 

«O Céu é uma realidade essencialmente teológica»

 

Sampaio Viana

 

«O Céu é uma realidade essencialmente teológica. Em primeiro lugar, é uma realidade cristológica: é estar com Cristo e com todos aqueles que estão com Cristo. O Céu é Deus para quem O ama», afirmou, na noite da passada quarta-feira, no auditório municipal de Barcelos, o padre Jorge Alves Barbosa.

O sacerdote da Diocese de Viana do Castelo proferiu uma conferência intitulada “Do terror da morte...à esperança na ressurreição” promovida pelo arciprestado de Barcelos e que encheu o auditório, reunindo, por isso, mais de 300 pessoas.

O padre Jorge dividiu a sua conferência em duas partes: “do terrror da morte” e “esperança na ressurreição”. Falando da segunda parte, afirmou que «a morte deve envolver uma aprendizagem de esperança e está envolvida no conceito teológico dos novíssimos do homem (morte, juízo, Inferno, Paraíso), que são realidades envolvidas numa dimensão de mistério que não nos deixam falar corretamente delas».

Acerca do Inferno, disse que, quando falarmos dele, «devemos interpretar a Sagrada Escritura no seu conjunto e não apenas em determinadas passagens», acrescentando que «o Inferno representa a total ausência de esperança».

A partir da afirmação do Credo “creio na vida eterna”, o conferente afirmou que «todos somos chamados a viver a vida eterna, a viver no céu como pessoas ressuscitadas que assumem a sua história pessoal».

A terminar a sua conferência, o padre Jorge Barbosa citou o Papa Bento XVI e Santo Agostinho, afirmando que, «para compreender o conceito de vida eterna, é preciso mergulhar na vastidão dos seres, ao mesmo tempo que ficamos mergulhados na alegria, que se exprime no aleluia contínuo das criaturas».

No início da conferência, o sacerdote esclareceu que iria fazer uma abordagem interdisciplinar da morte e da ressurreição, passando pela teologia e a música.

Antes da conferência, o Grupo Coral da Lama, do concelho de Barcelos, interpretou, a quatro vozes, alguns trechos musicais alusivos à vida eterna.

Encerrou os trabalhos o arcipreste de Barcelos, padre José Gomes da Silva Araújo, afirmando que «a morte de cada um de nós leva-nos à vida eterna; isso concretiza-se pelo amor a Deus e aos irmãos; importa viver como Jesus viveu».

Antes da conferência, o monsenhor Abílio Alves Cardoso enquadrou-a na planificação do arciprestado de Barcelos para este ano e na sequência dos anos anteriores. Disse, então, que, há três semanas, o arciprestado promoveu uma conferência sobre a ecologia à luz da encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, a cargo da teóloga Isabel Varanda.

O prior de Barcelos disse também que a conferência do padre Jorge Barbosa veio na continuidade das conferências promovidas pelo arciprestado de Barcelos desde há três anos sobre os novíssimos do homem.

Sem comentários:

Enviar um comentário