sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Medura ---MEDIDA --- LINGUAREJAR


 LINGUAREJAR


Medura – Não existe, mas deve ter a ver com medida em português arcaico. Esta palavra é usada ainda na zona de Viana.

 
Ouvi ontem a pessoa de uma aldeia da Ribeira Lima dizer que “medura pequena” de 10 sacos de azeitona e cada saco pesa cerca de 30Kgs.

Assim dez sacos de “medura pequena” azeitona pequena ou meia seca corresponde a cerca de 300Kgs e que dá cerca de 20 litros já maquiado, isto é, limpos sem pagamento para o azeiteiro, o dono do lagar do azeite onde é transformada a azeitona em azeite.
 

 
Tudo depende da azeitona pequena e seca, ou grande e seca, ou então, azeitona bojuda, isto é, com mais corpo e não seca.
 

Assim cada  medura pode dar mais ou menos azeite.

No mesmo dia também tive conhecimento por um amigo que o ex-comandante do Porto de Viana, Alberto da Conceição Gomes, ao chegar a Viana e ao descobrir palavras da vida do mar muito diferentes que nunca ouvira fez um apanhado e publicou “Gírias, palavras que no mar se entendem” publicada pelas Edições Culturais do Mar.

Conheci nesta altura o “langona” uma palavra para significar um homem molengas, de não muita confiança em que não se dá grande importância: “é um langona”, isto é, não vale muito, pouco interessa, mas faz número

Ao dar-me esta nota o meu amigo também ligado ao mar me informou que langona também, noutros sítios, chamam a outra coisa biológica bem diferente

Sem comentários:

Enviar um comentário