segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ubi Episcopus Ibi Ecclesia-VAMOS RESTAURAR A NOSSA CASA


Ubi Episcopus Ibi Ecclesia

A frase latina que acima estas linhas remonta aos primeiros tempos da Igreja e traduz-se assim: “os cristãos reúnem-se à volta do seu Bispo” e nesta hora toca a cerrar fileiras, porque

VAMOS RESTAURAR A NOSSA CASA

 

Os cristãos de entre Minho e Lima lutaram porfiada e longamente pela sua emancipação religiosa, isto é, para construir uma parcela do Povo de Deus com capacidade para se governar a si própria, naturalmente inserida no genuíno espírito da Igreja universal, em plena comunhão com o sucessor de Pedro. Essa emancipação só aconteceu em 3 de Novembro de 1977, quando foi erigida a diocese, cujo território coincide como com o distrito, com sede em Viana do Castelo. Pela primeira vez na sua história, Viana passou a ter um Bispo residente, a ser uma diocese, uma Igreja particular tal como Braga, Porto, Lisboa ou Madrid.

Não foi tarefa fácil, nem rápida. Boa parte do território da mais jovem diocese do País, especialmente a área entre Minho e Lima, pertenceu à diocese de Tui, depois à diocese de Ceuta, até ser incorporado na arquidiocese de Braga. Na hora da separação, Braga não foi pródiga ao abrir mãos desta parcela.

Em linhas grossas, chegamos aqui: - somos uma Diocese com catedral em Viana do Castelo e temos 36 anos de vida, completados em 3 de Novembro de 2013. Para um homem já seria uma idade adulta, em pleno uso das suas energias, a realizar obra e ainda a alimentar sonhos. Porém, para uma diocese é perfeita infância, sem história, quase a tatear os primeiros passos, a formar quadros, quando não a acumular experiências com que possa ir substituindo e crescendo até atingir velocidade de cruzeiro. É mais ou menos o que a diocese tem vindo a fazer.

Como o poeta, os sucessivos bispos da diocese ter-se-ão perguntado: - “o que faço com esta espada” (F. Pessoa)? E foram fazendo, conforme lhes pareceu necessário e prioritário. E a sua Igreja, nós, tem respondido generosa e esforçadamente em comunhão eclesial.

Se se perguntou a que propósito vem este arrozado, aguarde próximas edições deste jornal. Aqui se dará conta de como a diocese responde à convocação do seu Bispo. É hora de “cerrar fileiras”, porque

“VAMOS RESTAURAR A NOSSA CASA”

O“CENTRO PASTORAL PAULO VI”

NIB: 000700000008956 242923 Z.

Sem comentários:

Enviar um comentário