sábado, 31 de maio de 2014

Dar Alma à Vida X


Dar Alma à Vida X

 

A virtude da humildade, não se pode confundir com a designação de palerma, é uma virtude que se aplica a todas as pessoas que a compreendem e a encarnam como forma de estar e viver e se fazem pessoas de referência, apelativa e próxima.

A humildade é saber escutar a voz de Deus nas coisas de cada dia, no silêncio, na oração, no ouvir um sermão que parece estremecer, comungar com quem não se simpatiza, estar com os outros, servi-los, dar dignidade às coisas que fazemos porque amamos a Deus, nosso Pai e aos outros, pois d’Ele viemos e para Ele caminhamos como meta desta peregrinação terrena.

Dar alma à vida, é dar-lhe a humildade de transformamo-nos como Jesus na Galileia o “vinho em amor”, amor que nos une, amor que nos conduz a perdoar e a ser perdoado, o Amor que nos faz pacientes, benignos, que não é invejoso, nem leviano e soberbo, que não se irrita, nem suspeita mal ou se alegra com a injustiça, mas com a verdade e tudo crê, tudo espera e tudo suporta. (Cf. Paulo aos Coríntios).  “É o vinho do Amor”, que nunca falha, amor que nos faz viver com felicidade neste mundo, embora imperfeito a caminho da felicidade que o “Vinho do Amor” a partir de Cristo e da sua mãe nos pôde dar para a viver em plenitude na vida do Além.

A vida com Alma é uma vida alegre porque partilhada, celebrada e anunciada e sempre aberta, livre de preconceitos e próxima, inclinando-nos mais para o sofredor do que para aquele que parece nada precisar.

Dar Alma à vida é viver o nosso Baptismo, participando da natureza de Jesus Cristo como Sacerdote, Profeta e Rei e se apresentou como Vida, Verdade e Caminho. (Cf.S. João, cap.14)

A Alma da Vida está na proximidade dos outros, vivendo mais os problemas dos outros que os nossos próprios problemas, é preocuparmo-nos mais com os outros do que com nós próprios, é saber servir para ser seguido, amado, querido e enlevado.

Nós, para vivermos com Alma, precisamos de saber renunciar a favor do outro, seja colega na política, na religião, no trabalho, na família, em casa ou na Comunidade.

Dê Alma à sua vida fazendo dela uma Vida que ilumina, seduz e anima a chegar a Jesus.

Muito queria eu ser Alma no comum dos mortais, isto é, poder ser modelo, mas só o Mestre, Jesus Cristo, me pode iluminar a ser obra que possa dar algum fruto e a ser semente no meio da massa para nunca perder o sentido do meu caminhar… com a consciência de que o fruto colhido por Nosso Senhor, o Nosso Mestre e Doutor, e não há outro maior que Ele.
                                                                                                         Padre Artur Coutinho
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário