sexta-feira, 31 de outubro de 2014

MILITIA SANCTAE MARIAE


MILITIA SANCTAE MARIAE

– Cavaleiros de Santa Maria -

Província de S. Nuno de Santa Maria

PONTO D@ SITUAÇÃO

Outubro.2014

Acabamos de saber que o livro “ENTRAREI NO ALTAR DE DEUS” vai entrar na 2ª edição, com um Prefácio de Dom António Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen, no Brasil. Está de parabéns o seu autor, o nosso Fr. Michel Pagiossi e a Militia Sanctae Mariae – cavaleiros de Santa Maria de que é Escudeiro-Donato e Preceptor de S. Paulo (Brasil).

Te Deum laudamus!

Apresento, ao público, esta obra de fundamental importância:

“Entrarei no altar do Senhor. Cerimonial da Sagrada Liturgia, Volume 1, Cerimonial para a Santa Missa e Liturgia das Horas” do amigo Michel Pagiossi Silva. Uma obra de referência para a Liturgia, a meu ver, tão maltratada no Brasil.

A finalidade deste volume é a de oferecer um auxílio para a Pastoral Litúrgica das Paróquias e Comunidades, para os padres, cerimoniários e Equipes de Liturgia.

Portanto, é muito benvindo, já que pode servir como um instrumento no desenvolvimento de uma Liturgia digna, interiorizada.

Hoje, aqueles que cultivam o rigor litúrgico pedido pela Igreja em seus Documentos oficiais, são acusados depreciativamente de “rubricistas”, “romanos” e outros adjetivos.

Infeliz engano...

A Liturgia exige fidelidade às Normas estabelecidas pela Igreja, já que ela não é propriedade de ninguém em particular e nem se orienta primordialmente para o povo, como infelizmente se ouve dizer por aí, mas para Deus. Hoje, infelizmente, depois de 50 anos da reforma Litúrgica, ainda pouco se

nº 7

_____________________________________________________________________

fides.msm@clix.pt

msm-portugal.org

compreendeu daquilo que a Igreja pretendia com a mesma reforma, objetivo este expresso no n. 48 da Constituição Conciliar “Sacrosanctum Concilium”:

“É por isso que a Igreja procura, solícita e cuidadosa, que os cristãos não entrem neste mistério de fé como estranhos ou espectadores mudos, mas participem na ação sagrada, consciente, ativa e piedosamente, por meio duma boa compreensão dos ritos e orações; sejam instruídos pela palavra de Deus; alimentem-se à mesa do Corpo do Senhor; dêem graças a Deus; aprendam a oferecer-se a si mesmos, ao oferecer juntamente com o sacerdote, que não só pelas mãos dele, a hóstia imaculada; que, dia após dia, por Cristo mediador (38), progridam na unidade com Deus e entre si, para que finalmente Deus seja tudo em todos.”

A meu ver, este livro servirá para retomar a busca destes objetivos, através da celebração digna da sagrada Liturgia.

Parabenizo e agradeço o autor, por nos oferecer este instrumento precioso de trabalho, repito, uma referência neste tema tão importante para a Igreja e o desenvolvimento da vida cristã entre os fiéis.

Recomendo vivamente sua leitura e a aplicação prática na vida litúrgica das Comunidades católicas do Brasil

Frederico Westphalen, 30 de outubro de 2014.

+ Antonio Carlos Rossi Keller

Bispo de Frederico Westphalen

Sem comentários:

Enviar um comentário