quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Dar Alma à Vida XXVII


Dar Alma à Vida XXVII

  


 
Deus dá-nos uma Vida com Alma e com nada nos falta para manter essa Vida com Alma. Há muitas formas de o fazer e o nosso Deus convida-nos sempre. Qual é a nossa resposta?

Pode ser dada de três modos.

Primeiramente podemos andar muito atarefados como “dirigir uma empresa de sucesso, ou a escalar a vida a pulso, ou a conquistar os seus cinco minutos de fama, ou a impor aos outros os seus próprios esquemas e projectos, ou a explorar o bem estar que o dinheiro lhes conquistou e não têm tempo para os desafios de Deus. Vivemos obcecados com o imediato, o politicamente correcto, o palpável, o material, e prescindimos dos valores eternos, duradouros, exigentes, que exigem o dom da própria vida”.

Dar Alma à Vida é procurar a verdadeira felicidade. Só a Vai encontrar  nos valores do Reino ou nesses valores efémeros que nos absorvem, nos dominam e nos matam?

Depois, em segundo lugar, perdemos a Alma na Vida quando andamos cheios de preconceitos, somos auto-suficientes, não precisamos de ninguém, os outros é que precisam de nós. A Deus já o conhecemos e fechámo-nos na nossa concha à sua divina criatividade, fechando o nosso coração à novidade divina de cada momento.

Finalmente, Deus como é tolerante e cheio de Bondade, mantém o Seu convite e aceita para a festa maus e bons, isto é, por todos aqueles que “apesar dos seus limites e do seu pecado, têm o coração disponível para Deus e para os desafios que Ele faz. Percebem os limites da sua miséria e finitude e estão permanentemente à espera que Deus lhes ofereça a salvação. São humildes, pobres, simples, confiam em Deus e na salvação que Ele quer oferecer a cada homem e a cada mulher e estão dispostos a acolher os desafios de Deus”.

Dar Alma à Vida é aceitar o convite com humildade. Quem for humilde será exaltado, mas o que se exalta, será humilhado. Dar Alma à Vida é fazer com que a Vida não perca o dom de Deus, mas Vencer com a Alma, viver com entusiasmo, coragem porque se a Fé for forte…Atenção, não uma fé de baptismo! Da infância!... mas uma fé opcional, isto é, acreditamos que o Absoluto está connosco e não há motivo para deixar morrer a Alma que dá a autêntica felicidade à nossa Vida. É uma opção pessoal.

Dar Alma à Vida é reanimar, encorajar, trabalhar, rezar e abandonar-se, de olhos fechados, “a dar um salto no escuro”.              

                                                                                                                                   P.C.

                                                                                                                                         
                                                                                                                                                                                                                                                             .C.
 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário