sábado, 4 de outubro de 2014

O LUGAR DE DEUS


 
O LUGAR DE DEUS
 
 
 
 
 
Por: João César das Neves

É estranho ver aqui um artigo com este título, não é? Vários leitores, irritados ou enfastiados, passaram já à página seguinte; outros lêem, desconfiados ou agradavelmente surpreendidos; todos, porém, sentiram o insólito da situação. Não é normal ter, num diário de referência e gran­de circulação, um texto com este tema.

A estranheza é, ela mesmo, estranha. Nos tempos que correm não so­mos propriamente cândidos. Por isso, nas outras páginas deste periódi­co, precisamente por ser de referência e grande circulação, encontram- se, sem despertar assombro, os assuntos mais diversos e abstrusos. Violências cruéis e perversões várias, passando por inúmeros crimes, tolices e extravagâncias, até temas religiosos, de agressões extremistas a ensinamentos sábios, não suscitam perturbação. Nada incomoda tan­to uma audiência sofisticada e esclarecida quanto este título. Todas as coisas são de esperar numa publicação destas; não uma inquirição séria sobre a pessoa de Deus.

No entanto, a divindade é o tema mais presente e comum da huma­nidade. Nas publicações de referência e nas manifestações públicas de qualquer outro período ou região, surge a natural e serena presença da Providência. Todas as culturas, épocas e civilizações conviveram com ela de formas variadas, mas sempre normais. O incômodo actual con­trasta com a generalidade dos povos. A aberração é realmente nossa. Insólito não é o título, mas a sua raridade.

A origem da inesperada estranheza é óbvia. Somos herdeiros da pri­meira tentativa humana de erradicação sistemática do transcendente. Nos últimos 250 anos, em toda Europa, filósofos argumentaram e orado­res ridicularizaram; autoridades proibiram, encerraram, prenderam, por vezes devastaram e executaram. No conjunto, representou o maior es­forço colectivo da história da humanidade. E foi contra Deus.

Finalmente os promotores entenderam que não só o processo os transformara em monstros piores do que os que diziam perseguir, mas os resultados eram desanimadores. A religião, debaixo da terrível pres­são, resistiu e prosperou. Então mudaram o método. O Todo-Poderoso deixou de ser atacado abertamente para ser ignorado. Passou de inimi­go a desconhecido.

Hoje suscita-se um esforço colectivo de fingir que as questões funda­mentais da existência -origem e finalidade da realidade, sentido da vida, destino pessoal- afinal não interessam. A cultura mediática embriaga-se em ilusão, magia, política, ciência, zombies e super-heróis para esque­cer que somos apenas humanos em busca da felicidade. As crenças mais abstrusas podem ser apregoadas livremente, desde que realmente não sejam levadas a sério. Como não se entende uma fé verdadeira, existem oficialmente apenas duas alternativas admissíveis: indiferença ou fanatismo. Chega-se a ponto de rejeitar como boçalidade ou funda- mentaüsmo qualquer genuína expressão de devoção. Um texto como este, por exemplo, deve manifestar desequilíbrio.

O desvio afectou até os fiéis piedosos. Como algum público se irrita com a religião alheia, vários devotos escondem a sua fé para não in­comodar. Sem se preocuparem com o incômodo de Deus. Muitos, até zelosos, têm dificuldade em se relacionar com o sublime, preferindo uma religião pragmática e assistencialista. O Papa Francisco censurou preci­samente isso na sua primeira homilia: “Se não confessarmos Jesus Cris­to, tornar-nos-emos uma ONG sociocaritativa, mas não a Igreja, Esposa do Senhor" (Capela Sistina, 14 de Março de 2013).

Qual é então o lugar de Deus? Alguns recusam-Lhe cidadania, fazen- do-O o único proscrito da sociedade tolerante. Outros situam-n’0 no alto dos Céus, cheio de majestade mas vago, longínquo e indiferente. Há ainda os que O colocam dentro do coração do homem, mas tão fundo que mal se sente. Não entendem que a questão do lugar de Deus real­mente não faz sentido. Deus, sendo Deus, não tem lugar, pois o infinito não sofre localização; o absoluto não é contingente. O único lugar a de­terminar é o nosso. E, onde quer que esse seja, “o Reino de Deus está próximo” (Mc 1, 15).

In DN 2014.09.01

Sem comentários:

Enviar um comentário