sábado, 15 de novembro de 2014

O Papa Francisco escreve aos Seminaristas


Caros amigos seminaristas:


Gostaria que recordásseis três palavras essenciais para a vossa vida de semina-ristas: fraternidade, oração, missão.

O tempo de seminário corresponde à experiência fundadora que os Apóstolos fizeram durante longos meses, quando Jesus os constituiu: «Constituiu Doze para estarem com Ele e também para os enviar a pregar» (Mc 3, 14-15). A fraternidade dos discípulos, expressa na unidade dos corações, é parte integrante do chamamento que recebestes. O ministério presbiteral não pode ser nunca individual e, ainda menos, individualista.

No Seminários, viveis em conjunto para aprenderdes a conhecer-vos, a apreciar-vos, a apoiar-vos, por vezes também a suportar-vos, a fim de viverdes em conjunto a missão de dar aquele testemunho do amor graças ao qual se reconhecem os discípulos de Jesus. ... Convido-vos, portanto, a aceitar esta aprendizagem da fraternidade...; crescereis na unidade e construireis a unidade ... Podereis assim inventar os meios mais adequados para viver em verdade a fraternidade sacerdotal quando fordes ordenados.

Oração. Juntos, os discípulos oravam com Maria, à espera do Espírito Santo. Vós fostes chamados por Jesus que quer fazer-vos participar no seu sacerdócio para a vida do mundo. Na base da vossa formação, está a Palavra de Deus, que vos penetra, vos alimenta, vos ilu-mina. Rezando com ela, tudo aquilo que aprendeis ganha vida na oração.

Exorto-vos, portanto, a viver em cada dia longos momentos de oração, recordando-vos como o próprio Jesus se retirava em silêncio ou a sós para se imergir no mistério do Seu Pai. … Que a vossa oração seja um apelo ao Espírito! É Ele a construir a Igreja, a guiar os discípulos e a infundir a caridade pastoral. …

Chego assim à minha terceira palavra: missão. Por meio do vosso batismo, tornastes-vos anunciadores do Evangelho. Com a ordenação presbiteral, recebereis o encargo de procla-mar a Palavra, sob a responsabilidade dos vossos Bispos. Ao preparar-vos para esta missão, recordai-vos de que é o último mandamento do Senhor: “Ide, pois, e ensinai todas as na-ções, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a fazer tudo o que vos mandei” (Mt 28, 19-20). Tudo o que fazeis durante a vossa formação tem uma finalidade: tornar-vos humildes discípulos missionários para fazer discípulos.

Animo-vos a aprender a conhecer o mundo para onde sereis enviados e a inscrever em vós um reflexo da saída de vós mesmos, do encontro com o outro. A preferência pelas pessoas que mais se afastaram é uma resposta ao convite do Ressuscitado que vos precede e vos espera na Galileia dos Gentios. Indo às periferias atinge-se também o centro.

A missão é inseparável da oração porque a oração abre-vos ao Espírito e o Espírito guia-vos na Missão.

FRANCISCO, Mensagem aos seminaristas franceses, 24/10/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário