domingo, 7 de junho de 2015

Religiosas são rosto da Igreja


Religiosas são rosto da Igreja

O Papa Francisco afirmou, a meados de maio, que as mulheres consagradas representam o rosto “de Maria e da Igreja”, apontando que “80% da vida consagrada é representada por mulheres”.

 
“A mulher consagrada é o rosto de Maria e da Mãe Igreja. Ela oferece um acompanhamento terno e materno sobretudo aos doentes e aos mais necessitados da nossa sociedade. O papel da mulher na Igreja representa a profunda expressão do génio feminino”, afirmou o Papa numa audiência que concedeu a religiosos e religiosas da diocese de Roma, no âmbito do ano dedicado à Vida Consagrada.

“Uma pessoa consagrada deve fazer tudo com o sorriso nos lábios, acolhendo o irmão que bate à porta das nossas comunidades”.



Canonização de freiras

 
O Papa presidiu, no passado dia 17 de maio, ao rito de canonização de quatro religiosas, incluindo duas palestinas. As novas santas são Maria de Jesus crucificado (1846-1878) e Maria Alfonsina Danil Ghattas (1843- 1927), ambas árabes, Maria

Cristina da Imaculada Conceição (Itália, 1856-1906) e Jeanne Emilie de Villeneuve (França, 1811-1854).

Francisco disse que o exemplo destas religiosas “interpela” todos a ser testemunhas de Cristo, com amor por todas as pessoas.

Francisco remeteu a origem da fé cristã no testemunho “direto e estupendo da ressurreição” que os primeiros discípulos experimentaram e transmitiram. “Cada discípulo de Cristo é chamado a tornar-se testemunha da sua ressurreição, sobretudo nos ambientes humanos onde é mais forte o esquecimento de Deus”, observou.

 
A Missa contou com a presença do presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, sublinhando a importância da canonização das primeiras santas palestinas dos tempos modernos.

Durante a celebração foi proclamada uma oração em português pelos cristãos perseguidos: “Sustentai-os, ó Pai, na sua fadiga diária de defender o vosso nome e a sua fé e consolai-os com a vossa presença”.

Betânia do Lima nº 402-Maio 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário