sábado, 6 de junho de 2015

A Festa Diocesana da Família


A Festa Diocesana da Família




À semelhança do passado, mais uma vez a Festa da Família aconteceu no dia da Santíssima Trindade que este ano se comemorou no dia 31 de Maio, na Igreja da Sagrada Família, paróquia de N- Sr15 de Fátima, na cidade de Viana do Castelo.

Num templo, onde cabem cerca de 800 pessoas na parte inferior e mais 300 no espaço a que poderíamos chamar coro, cerca de 150 participantes (que na eucaristia aumentou para cerca de 200), aparentemente, é um número exíguo. A organização (Secretariado Diocesano da Pastoral da Família/SDPF), contudo, ficou agradada com a afluência até porque estiveram 30 casais aniversariantes (18 bodas de ouro e 12 bodas de prata) dos arciprestados de Viana do Castelo, Valença do Minho, Caminha, Monção, Ponte do Lima e Paredes de Coura.

O programa começou com uma oração inicial (Oração pela Família do Pe Zezinho) orientada peto assistente do SDPF, Padre Miguel Moura.

De seguida, José Luis CarvaIhido da Ponte, membro do SDPF, apresentou uma síntese da Carta Pastoral para o ano 2014/2015 subordinada ao tema “Os filhos são um a bênção do Senhor”.

O palestrante, depois de se referir, ao de leve, à importância da família na sociedade, começou por explicar alguns termos que aparecem na introdução da Carta: Carta Pastoral, Jubileu, Ano Jubilar, Projeto Trienal subordinado ao lema “Família, comunidade de vida e de amor” e lema bartolomeano: ardere et lucere : nolite conformari huic saeculo.

De seguida fez uma síntese da carta que, para além de uma introdução (apresentação do tema) e de uma conclusão (oração ao Beato Bartolomeu dos Mártires), se divida em três partes: 1- — Os filhos são uma bênção para a Família; 2§ - Os filhos são uma bênção para a Sociedade e 3- — Os filhos são um a bênção para a Igreja.

José Luis Carvalhido da Ponte, por várias vezes, referiu que a escolha do tema resultou da sua certeza de que muitos cristãos não haviam lido a Carta e que é obrigação de todos nós não apenas ler os textos dos bispos e do papa mas ainda analisá-los pormenorizadamente para que do seu estudo resultem renovadas práticas e uma fé mais consciente, porque melhor cimentada e não casa construída sobre areia.

A terminar a sua intervenção, o palestrante referiu na necessidade de se criarem Equipas Paroquiais e/ ou Arciprestais da Pastoral da Família que auxiliem os párocos/os arciprestes a trabalharem uma Pastoral Pré-matrimonial, uma Pastoral Pós-matrimonial e uma Pastoral dos Casos Especiais. Neste campo, José Luis insistiu muito na necessidade de uma Pastoral Orgânica em vez de uma Pastoral de Conjunto e frisou que a “Pastoral da Família [tem de ser] uma pastoral orgânica e não uma pastoral de conjunto. Numa pastoral de conjunto, as diversas pastorais fazem o seu trabalho obedecendo às orientações do pároco/arcipreste/bispo, mas desconhecem-se na sua ação: um agente de uma determinada pastoral não sabe ou não se interessa pelo que faz um outro agente de uma outra Pastoral ou Movimento da Igreja. Uma Pastoral Orgânica faz com que todos estejam juntos, unidos, entrelaçados, e não apenas um ao lado do outro como livros numa estante.”

No segundo momento da tarde, as Equipas de Nossa Senhora, o Encontro Matrimonial e as Guias de Portugal (os três movimentos que disseram sim ao convite que lhes foi feito ainda antes da Páscoa) apresentaram os seus movimentos e fizeram-no com a simplicidade e a profundidade necessárias e adequadas pelo que o seu desempenho agradou a toda a gente.

Cerca das 17h, como estava previsto, iniciou-se a eucaristia, presidida por D. Anacleto e concelebrada por mais 8 sacerdotes.

No momento da homilia, o Sr Bispo centrou a sua intervenção na seguinte ideia: como é espantoso, admirável, dom divino, que todos aqueles casais, e outros que não puderam estar ou não souberam do evento, tenham conseguido, com todos os encontros e desencontros da vida, o diálogo necessário que lhes. permitiu construir 25 / 50 ou mais anos de matrimónio.

Antes da bênção final houve ainda a bênção das alianças e a entrega de um diploma (da autoria do falecido Félix Iglésias), assinado pelo D. Anacleto Oliveira, a cada casal aniversariante.

No fim, os 30 casais tiraram uma foto com o seu Bispo... para mais tarde recordarem.
Notícias de Viana nº 1706 – 04 de Junho de 2015 











 

Sem comentários:

Enviar um comentário