terça-feira, 29 de setembro de 2015

Arcanjos são Miguel, são Gabriel, e são Rafael

 
Arcanjos são Miguel, são Gabriel
 
e são Rafael
 
Bendizei ao Senhor , mensageiros de Deus, 
heróis poderosos que cumpris suas ordens, 
sempre atentos à sua palavra. (Sl 102, 20)
 
“Entre «os puros espíritos que também são denominados Anjos» (Credo do Povo de Deus), sobressaem três, que têm sido especialmente honrados, através do séculos e a Liturgia une na mesma celebração. Além das funções próprias de todos os Anjos, eles aparecem-nos, na Escritura Sagrada, incumbidos de missão especial.
S. Miguel smile emoticon «Quem como Deus»?) é o príncipe dos Anjos, identificado, por vezes, como o Anjo do turíbulo de ouro de que fala o Apocalipse. É o Anjo dos supremos combates. É o melhor guia do cristão, na hora da viagem para a eternidade. É o protector da Igreja de Deus (Apoc. 12-19).
S. Gabriel smile emoticon «Deus é a minha força») é o mensageiro da Incarnação (Dan. 9, 21-22). É o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento do Precursor e revela a Maria o mistério da divina Maternidade. Pio XII, em 12 de Janeiro de 1951, declarou este Arcanjo patrono das telecomunicações.
S. Rafael smile emoticon «Medicina de Deus») manifesta-se na Bíblia como diligente e eficaz protector duma família, que se debate para não sucumbir às provações. É conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico. Honrando os Anjos, cuja existência nos é abundantemente testemunhada pela Sagrada Escritura, nós exaltamos o poder de Deus, Criador do mundo visível e invisível.” 
Secretariado Nacional de Liturgia
O Saa Miguel – O S. Miguel
Celebra-se o dia do Arcanjo Miguel, Rafael e Gabriel, liturgicamente, no dia 29 de Setembro, terça-feira. Escrevendo à moda do povo, este é o mês de São Miguel (“Sã-miguel”), como o mês das colheitas e pelo S. Miguel supõe-se que estão feitas. É o caso de pagar aos senhorios as rendas, as rasas de milho, os canecos do vinho, acordados com o senhorio dos campos, das quintas, das propriedades e os direitos de continuar ou não com os trabalhadores acordados nos campos arrendados…
Era a ocasião de levar vinho, feijão, milho, etc… ao pároco da terra, nas aldeias.
E até à “lavagem dos cestos é sempre tempo de vindimas”, quer dizer que era sempre tempo de vindimar. No fim tudo se lavava para o próximo ano, em relação ao lagar, às dornas, aos cestos, às prensas, etc…Junto ao lagar não faltava a tigela de barro vidrado, ou de porcelana para ir saboreando o gosto, provando e cheirando, ver a qualidade e a cor do vinho…
Relativamente aos terrenos arrendados, os caseiros eram avisados um mês antes que o arrendatário ia precisar dele. 
Por palavra era o suficiente para, pelo S. Miguel, pagar e entregar a terra ao dono. “Palavra de rei não volta atrás”.
O dia de festa do Anjo S. Miguel era um bom dia para celebrar a festa das colheitas e dar assim uma ocasião para reflexão sobre a santificação através do trabalho no campo.
Há feiras e festas neste mês em aldeias, vilas e cidades conhecidas por “… de S. Miguel”.
Qual a ligação do Arcanjo S. Miguel às colheitas?
Já no mundo celta havia a devoção ao deus das colheitas e adoravam até a árvore, como aquela que ligava a Terra ao Céu.
No entanto, a árvore não dava fruto se não houvesse o Céu com o sol que iluminava e lhe dava à árvore a possibilidade de produzir; também a terra lhe dava a água que lhe servia de alimento para a sustentar com mais ou menos frutos e reproduzir-se, sempre na presença do ar que lhe fornecia o dióxido de carbono para realizar a função clorofilina, da qual vem o oxigénio para todos os seres vivos.
O Arcanjo S. Miguel entra aqui talvez pela situação ou época litúrgica dos cristãos em fins de Setembro, quando o “sol começa a baixar”, depois da intensidade forte no Verão quando, normalmente, as árvores dão os seus frutos ou sementes a produzirem e o homem começa a colher os frutos da natureza.
De facto a imagem de S. Miguel até tem a simbologia do sol, da espada do trabalho, para afastar o mal, como dragão e disco solar que irradia a luz para a natureza e que se chegou a pensar que era o Sol que andava à volta da terra.
A imagem apresentada aqui é do Arcanjo S. Miguel do Mont S. Michel, na Bretanha-França.

Sem comentários:

Enviar um comentário