sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Comissão de Protecção de Séniores


Comissão de Protecção de Séniores

 

O Secretariado da Pastoral Social de Viana do Castelo em Março de 2012, depois de uma Jornada, numa das conclusões incluía a necessidade de ser criado a nível nacional uma Comissão de Protecção de Séniores tal qual existe para os menores.

Disso fizeram eco alguns órgãos de Comunicação Social.

Agora aparece uma ou outra voz a levantar-se a favor de criar esta Comissão.

Fez-me lembrar este passado pelo qual continuamos a pensar e a lutar pelo mesmo, o que acabei de ler no JN de ontem, que transcrevo:

 

“Condenado a três anos de cadeia por maltratar os pais idosos - LISBOA

 Além de agredir os pais, idosos, exigia-lhes dinheiro. Por isso foi detido e aguardou julga­mento em preventivamente. On­tem, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL), divulgou que o indivíduo foi condenado, pela secção criminal da instância local da capital, a três anos de cadeia e a in­demnizar os progenitores.

O arguido, que se havia alojado e permanecido na casa dos pais con­tra a vontade deles, maltratou-os até ser preso preventivamente. Foi ainda condenado pelo tribunal à pena acessória de proibição de contactos com os ofendidos e ao afastamento da residência dos pais durante dois anos.

O individuo foi ainda conde­nado a pagar a cada um dos ofen­didos dois mil euros a título de indemnização arbitrada pelo tribu­nal e que foi requerida pelo Mi­nistério Público.

Como na sequência das agres­sões, os pais tiveram que ser tra­tados aos ferimentos no hospital, o arguido foi também condenado a pagar as respetivas despesas hospitalares."




 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário