sábado, 22 de fevereiro de 2014

O século das duas guerras mundiais

O século das duas guerras mundiais

As duas guerras mundiais, inspiradas em ideologias totalitárias - comunismo, nazismo, fascismo – eivadas de ateísmo, causaram dezenas de milhões de vítimas

                                 Dom Urbano Allgayer
            
© DR
Jamais houvera na história da humanidade catástrofe mais generalizada do que as duas guerras mundiais na primeira metade do século vinte. Iniciamos com breve reflexão sobre a primeira grande guerra de 1910 a 1914. O mundo já fizera grandes progressos, tais como invenções fenomenais para a paz e para a guerra, o bem e o mal.

Os países ricos da Europa, Estados Unidos, Rússia, Japão e China viviam em tensão crescente, competitiva e explosiva. A eclosão da grande guerra é atribuída ao assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria. Em 1910 a maior parte da Europa e muitos países da Ásia e da América, inclusive o Brasil, foram arrastados para a conflagração generalizada. A imprudência do imperador da Alemanha, Guilherme II, mandando afundar navios norte-americanos provocou o presidente Wilson a entrar com imenso poderio na guerra, o que enfraqueceu a Alemanha e a Áustria levando-as a aceitar as duríssimas indenizações de guerra firmadas no tratado de paz em Versalhes, após a batalha de Verdun, perdida pelos aliados alemães e austríacos, em 1918, como armistício e a antevisão de que a guerra continuaria anos mais tarde. É o que ocorreu de 1939 a 1945, com dezenas de milhões de vítimas, pela ascensão ao poder do desvairado Adolf Hitler, de sinistra memória.

Os imperadores Guilherme II da Alemanha e Carlos I da Áustria foram depostos e exilados. O jovem imperador da Áustria, que entrou na guerra forçado por circunstâncias adversas, viveu e morreu com sua família na Ilha da Madeira, venerado como santo pelos portugueses. Morreu aos 36 anos de idade e foi beatificado pelo papa João Paulo II.

As duas guerras mundiais, inspiradas em ideologias totalitárias - comunismo, nazismo, fascismo – eivadas de ateísmo, causaram dezenas de milhões de vítimas. O mundo anseia que tais ideologias sejam quanto antes superadas por valores democráticos e religiosos.
sources: CNBB Sul 3
 

Sem comentários:

Enviar um comentário