quinta-feira, 13 de março de 2014

Novo bispo do Porto



D. Antônio Francisco dos Santos, de 65 anos, foi no­meado como novo bispo do Porto.

O novo responsável pela diocese nortenha era até agora bispo de Aveiro e anuncia o desejo, na sua pri­meira mensagem, de uma particular “presença junto dos doentes, dos pobres e dos que sofrem” para pro­curar fazer um “caminho de bondade e de esperança na busca comum de um mundo melhor”.

“Quero ser apóstolo das Bem-Aventuranças • nestes tempos difíceis que vive­mos”, escreve, no texto en­viado à Agência ECCLESIA.

O novo bispo do Porto ma­nifesta “a alegria de servir a grande comunidade humana da Diocese”, com uma pala­vra especial aos “seus eleitos e representantes autárqui­cos, as autoridades locais, as universidades e escolas, ins­tituições e associações”.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de de­zembro de 2004, e foi orde­nado bispo em março do ano seguinte, na Sé de Lamego.

D. Antônio Francisco dos Santos foi nomeado bispo de Aveiro por Bento XVI em setembro de 2006 e to­mou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupa o cargo de vogal do Conselho Per­manente e preside à Comis­são Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário