quarta-feira, 5 de março de 2014

O segredo da modéstia


O segredo da modéstia

Uma dica: a modéstia é muito mais do que roupas adequadas

Sequoia Sierra

 
 
 
                                                                                                                                                                                             Alberto Rei

A modéstia não é uma peça de roupa. É uma atitude, um modo de se comportar. Muitas pessoas, no "campo da modéstia", promovem determinados tipos de roupa na base do “use-as e você será modesta”. A realidade, porém, é que você pode vestir todas as roupas "modestas" que quiser e ainda assim ficar aquém da essência da modéstia. Quando a postura é provocativa, quando se pretende seduzir sob as aparências da “modéstia no vestir-se”, uma saia até os tornozelos e uma gola até as orelhas não serão suficientes para tornar nenhuma pessoa autenticamente modesta. São as nossas formas de pensar que informam as nossas ações. Se o nosso pensamento é imodesto, a falta de modéstia se revelará no comportamento.

A modéstia exige etiqueta e senso de decoro. Ela se aplica também aos homens, mas, tipicamente, é uma questão mais comum entre as mulheres. A mulher deve saber como sentar-se, andar e utilizar os objetos adequadamente: comprimento de saias à parte, nunca é próprio sentar-se esparramada na cadeira (o que vale também para a mulher que veste calças). Da mesma forma, se uma mulher flerta em seus modos de falar e de interagir com os homens, o fato de usar roupas "recatadas" não a tornará genuinamente modesta.

Eu tive a bênção de crescer e, em grande medida, ser criada por religiosas que não ensinaram etiqueta somente às suas postulantes e noviças, como parte da formação, mas também a todas as jovens que se voluntariaram em suas obras ou foram alunas de suas instituições. A etiqueta certamente faz diferença e torna todo o comportar-se mais polido, transformando uma pessoa. A etiqueta também proporciona às mulheres um senso de decoro que não consiste apenas em manifestações exteriores de modéstia e dignidade, mas modela interiormente a forma de se conduzir como um todo. Este decoro é uma espécie de dignidade e beleza intangível, que convida os homens a tratar a mulher com respeito, mostrando, de forma eficaz, que ela é dotada de um valor inerente, merecedor de ser honrado. Esse decoro transmite formas que a roupa sozinha jamais poderia transmitir. A verdadeira modéstia, portanto, não está apenas no que se usa: quando há um propósito de promovê-la e ensiná-la, a etiqueta é uma excelente maneira de começar.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário